Política

OLODUM FAZ 30 ANOS E VAI PRESTIGIAR SALVADOR COM SHOW INTERNACIONAL

O Olodum, este sim, tem dendê no sangue
| 05/04/2008 às 17:18
Olha a acerola aí gente! Esquina do Largo da Graça com Euclides da Cunha. Legal né! (F/BJá)
Foto:
  Miudinhas da política, da cidade do Salvador, da Bahia e globais:

  1. O Grupo Cultural Olodum vai completar 30 anos em 25 de abril de 2009. Portanto, no próximo Carnaval está se organizando para fazer uma grande homenagem a sí próprio. Nada mais justo. O presidente da entidade, João Jorge, diz que será o ano do Olodum, desde 25 de abril/2008 até o 25/abril de 2009. E, ao contrário dos artistas da Axé Música que estão escolhendo o Rio de Janeiro para realizar as suas promoções, o Olodum quer fazer um show internacional, em Salvador. Que bom.

  2. O Olodum é o grupo musical brasileiro do movimento negro ou de qualquer outra categoria, de maior visibilidade no exterior. Ou seja: é o maior difusor da cultura brasileira popular no mundo ocidental. Só o cleapping com Michael Jackson já rodou em 180 países e sua participacão com Paul Simon, no Central Park, em NY, 1991, é um dos vídeos mais vistos no mundo. O Olodum vai fechar 2010 indo a sua terceira Copa de Futebol como convidado da Fifa.

  3. Ainda assim, diz João Jorge, não somos prestigiados na Bahia. 

  4. Foram vendidos 648.000 novos carros no Brasil. As montadoras estão "lavando a jega", como se diz no popular. Salvador vai ter mais carros, no final deste ano, do que a população de Feira de Santana. Já são 590 mil. E a cidade de SP já tem mais carros do que as populações de Salvador e Recife juntas.

  5. - Não sou eleitor do prefeito Jorge Lobo, de Uauá, mas ao ler a última notícia sobre Uauá (leilão da máquina e da camionete) começo a achar que o site BAHIAJÁ está publicando notícias da nossa cidade que carecem de informação verdadeira. Fui assistir o leilão e tanto a retroscavadera; quanto a camionete foram arrematadas por um colega meu, também comerciante, chamado Jailson, o qual, concorreu com mais umas 4 pessoas vindas de Feira de Santana e outras cidades. Antonio Barbosa (abcdenn@bol.com.br).

  6. O prefeito João Henrique fará a entrega, em solenidade que será realizada na próxima segunda-feira, 7, às 11 horas, na Praça Municipal, de 30 novas kombis à Secretaria Municipal de Saúde para fortalecer o combate à dengue e dar apoio logístico e operacional aos 132 postos da rede municipal e alguns centros de especialidade odontológica.


   7. O Projeto Domingo da Paz, em Lauro de Freitas, apresenta Carla Visi neste final de semana (06), a partir das 18h, na Praça da Matriz, Centro. Esta é a nona apresentação do projeto que, como em todos os domingos, traz as meninas do Grupo Zambiã, o Afoxé Filhos de Gandhy e a anfitriã Banda Mahatma. No mesmo dia a cantora e compositora, Kássia, moradora de Lauro, fará uma participação especial, interpretando seus maiores sucessos como "O amor não é pecado", de Paulo Sérgio Vale e Augusto César.


   8. Outra de Lauro: Com o apoio da Prefeitura, 32 casais vão trocar as alianças e dizer sim, na quarta edição do Casamento Coletivo realizado pela Associação Sócio-Cultural Nova Vida (Asscunvi) em parceria com a Igreja Batista Abonar. A solenidade acontece, no Colégio Municipal Vida Nova, neste final de semana.

 
   9. Essa é de Camaçari. O pessoal de oposição ao prefeito Luis Caetano que está indo ao Fórum Rui Barbosa, nas sextas-feiras de julgamento dos prefeitos, está com uma sede no "hôme" que tá um horror. Dizem, entre outras, que ele está realizando três micaretas no município e gastando uma fortuna.  


  10. Mensagem: Muito obrigado pelo espaço democrático onde podemos expor nossas idéias e opiniões sobre o quadro político da cidade de Madre de Deus. Fico triste por que vejo que essa eleição pode caminhar para um lado que não sou eu como a comunidade de Madre de Deus gostaria que caminhasse, que é o lado pessoal. Isso só diminui a classe politica da minha querida cidade. Fico triste tambem por que pessoas estam utilizando esse espaço para fazer esse tipo de coisa. Mais é isso mesmo na democracia temos quer de vez e voz a todos independente de partido politico, credo religioso, opção sexual. Isso sim é um exemplo de democracia. Fica com Deus. Joilson Leonardo Alves da Silva. 


  11. De 24 a 26 de abril, acontece em Salvador, a Primeira Conferência Gay da Bahia. Vai reunir todas as "tribos" na capital baiana. Luiz Mott diz que aqui na Bahia homossexualismo tem que rimar com alegria e não com homofobia.

  12. Kátia Guzo, apresentadora da TV Bahia, soltou os cabelos. Tá guapa.

  13. O Colégio Helyos, de Feira de Santana, cobra R$306,00/mês por aluno e foi classificado como o melhor da Bahia no Enem e quatro no Brasil. Veja, portanto, como os colégios de Salvador cobram caro e não têm bons resultados. A média na capital baiana entre os chamados colégios de ponta - Anchieta, Marista, Vieira - é de R$650,00 - o dobro do Helyos. 

  14. A galera não gostou nem um pouco da mudança na Micareta de Vitória da Conquista, com os tais palcos fixos. Perdeu a graça. Ficou parecendo um shozão. A parte cultural foi para o espaço.

  15. A Academia Brasileira de Letras promoverá de 8 a 10 de abril próximos, mesas-redondas sobre os 400 anos do Padre Antonio Vieira. Alcir Pécora, Marco Luchesi, João Adolfo Hansen e Luiz Felipe Baêa Neves Flores, a primeira mesa, com coordenação de Domício Proença Filho. A segunda mesa: Arnandl Niskier, Carlos Nejar e Cleonice Beraldinelli, coordenação de Domício Proença Filho. Isso é o Rio de Janeiro.

  15. Mais uma do Rio. Saiu o livro "Iluminismo e Império no Brasil - O Patriota (1813/1814)", organizado por Loralai Kury. Obra reúne artigos sobre "O Patriota" - jornal que circulou no Brasil entre 1813/1814. A publicação faz parte da série 200 anos da chegada da família real ao Brasil (1808/2008). E da toca baiana? Não sai nada.

  16. Pela primeira vez ví Dilma Roussef assustada.