Política

CONVERSA QUE ROLOU NO ANIVERSÁRIO DE OLÍVIA: PT DESEMBARCA 2ª DE JH

Amanhã tem mais picantes
| 29/03/2008 às 21:26
"Plaquinha" que Prefeitura colocou p/ obra no Chame-Chame. Tomou toda visão da praia (Foto/Bjá)
Foto:
  Miudinhas da política, da cidade do Salvador, da Bahia e globais:

  1. Durante as comemorações do aniversário da vereadora Olívia Santana (PCdoB), neste sábado (a negona nasceu em 25 de março, mas festejou hoje) circularam informes dando conta de que uma reuinão da cúpula do PT/BA teria decidido pelo afastamento da gestão do prefeito João Henrique (PMDB), e lançamento de candidatura própria. A decisão deverá ser anunciada, de público, na segunda feira, 31. Na terça-feira, ocorre a desencompatibilização para aqueles que exercem cargos públicos e desejam se candidatar a vereador ou prefeito. Sustenta-se que o secretário de Governo, Gilmar Santiago, já está com os papéis das gavetas arrumados.

  2. E a turma endinheirada da Axé Música? Cadê? Por que não fez um show para homenagear a cidade do Salvador nos seus 459 anos? Era só reunir Ivete Sangalo, Cláudia Leite, Daniela Mercury, Durval Lélis, Bel Marques, etc, etc, e daria um espetáculo extraordinário. Seria, digamos assim, um presente à cidade e sua gente. Mas, essa turma só funciona na base do capilé. Agora, então, passado o Carnaval só falam no Rio de Janeiro.

  3. O prefeito César Maia, do RJ, está certo quando diz que seu Carnaval já tem mais participação popular do que o de Salvador. E com essa turma indo cantar no Rio fica mais fácil ainda. A Prefeitura carioca não põe 1 conto nos shows dos artistas baianos. Mas, na Bahia, ou paga ou nada pra ninguém.

  4. O Conselho Estadual de Cultura vai promover debates sobre o realinhamento do Carnaval de Salvador. É perda de tempo total. Se o Conselho, através do seu presidente, Albino Rubim, conseguisse eleições diretas para os blocos de Carnaval e entidades afros, aí, sim, poderia se acreditar em mudanças. Se v conseguir isso Albino vai levar medalha de ouro.

  5. A solenidade em homenagem à memória do ex-governador da Bahia, Luiz Viana Filho (1967/1971) reuniu na Reitoria da UFBA 4 ex-governadores do Estado e o governador atual. Ou seja: Roberto Santos, Waldir Pires, Paulo Souto, Antonio Imbassahy e Jaques Wagner. Fato inédito. Evidente que cada qual cumprimentando cada qual na chamada "civilidade" baiana.

  6. Outra coisa que chamou atenção na solenidade foi o "esquecimento" dos oradores sobre o ex-governador ACM. Nem tocaram no nome do "hôme". Que coisa. A Bahia tá mesmo mudada. O senador ACM Jr ficou assim, olhando, olhando e nada. ACM, como se sabe, substituiu o governador Luiz Viana Filho e foi governador em 3 mandatos (1971/1974), (1979/1982) e (1991/1994).

  7. A política é um horror. Tritura qualquer um. 

  8. Falar nisso, como já era previsto, sobrou para o andar de baixo na briga pela invasão do apartamento do ex-senador, no episódio Mata Pires x ACM Jr pelo controle da TV Bahia. Primeiro foi demitida a esposa do jornalista Pablo Reis, da TV. Esta semana deram bilhete azul a Pablo, o qual, trabalhava no Correio da Bahia e é produtor do programa de Casemiro Neto, na TV Aratu. Dizem que uma coisa não tem nada ver com a outra. Mas tem.

  9. Sabe de uma coisa: esse rolo com Dilma Roussef e o dossiê do FHC vai beneficiar o governador Jaques Wagner. Esse filme o Brasil já assistiu. Começa uma bolinha e termina um bolão de neve. Dilma vai sofrer o pão que o diabo amassou, perderá em imagem, seu braço direito no Ministério, Erenice Guerra, vai às manchetes e num quebra-de-braço dessa natureza a ministra vai se machucar junto à opinião pública.

  10. Veja que a ministra já está sendo chamada pela oposição de "pato manco". Enquanto, isso, Wagner, aqui na Bahia e fora do foco dessa guerra midiática, fica na dele e vai se qualificando para 2010 visando dois palácios de uma só vez: Ondina e/ou o Planalto.

  11. Os colunistas sociais de Feira de Santana, às vésperas da micareta local, iniciaram os festivais das feijoadas. Um anuncia a feijoada do outro e a vida segue. Ô provincianismo. Na capital também é assim oiô.

  12. A bahiatursa avisa aos seus acionistas que os demostrativos financeiros de 2007 estão à disposição. Bueno. É só conferir diz a presidente Emília Maria.

  13. O anúncio da Gafisa sobre a Praça Nossa Senhora da Luz, na Pituba, publicado na imprensa escrita de Salvador, hoje, sobre o aniversário da cidade, mostra uma praça inglesa. Jardim daquele ou é virtual ou é inglês. Na Bahia não existe.

  14. O San Raphael é parceiro da Prefeitura de Salvadr, mas, o secretário municipal da saúde, Carlos Trindade, não compareceu a sessão solene realizada na última quinta-feira, 27, que concedeu o título de Cidadã da Cidade do Salvador à vice-presidente executiva do Hospital São Rafael, Laura Ziller. Carlão foi convidado, porém, lá não pisou seus pés.
 

   15. Segundo o vereador Téo Senna, autor de proposta da comenda, a dívida do Executivo com o posto de saúde de São Marcos está acumulada e chega a mais de R$ 4 milhões. Teria sido decisiva para a ausência do secretário, embora, como se sabe, dona Ziller não fosse cobrar a tunga no púlpito.

   16. Quem também está injuriado com a Prefeitura é o pessoal da Grado. Tem faturas de R$487.746,42 para receberem e nada. A viúva tá com caixa baixo. 

   17. O Capítulo dedicado as ações da Secretaria da Justiça (pag. 50 a53), na revista balanço da Agecom, traz uma informação improcedente. O texto atribui ao Governo Wagner a criação da Central de Penas Alternativas, o CEAPA. Senão vejamos a pag. 50:   "Paralelamente, foi criada a Central de Apoio e Acompanhamento as Penas Alternativas (CEAPA) na capital e com previsão para implantação em de (sic) novas centrais em 12 regiões do Estado." 

  18. Ocorre que a Ceapa existe desde 2002, mais precisamente em 5 de fevereiro daquele ano, pelo então Secretário Heraldo Rocha. Aliás, o proprio site da Secretaria da Justiça informa que o CEAPA existe há mais de 6 anos.

  19. Falei que iria dar rolo e está dando. O governo diz uma coisa; o sindicato da Polícia Civil diz outra. Segundo o sindicato 80% da categoria está paralisada. Na reunião, realizada na sede do sindicato, hoje, na Piedade, ficou decidido, ainda, que na terça-feira os grevistas farão  uma campana (operação de vigilância) em frente à Assembléia Legislativa, no Centro Administrativo. O governo diz que uma boa parte das delegacias está funcionando

  20. Lembram da ex-secretária de Educação do Estado, Anaci Paim? Está de volta com a Academia de Educação, em Feira de Santana. O filho de Anaci é vereador na "Princesa".

  21. São Pedro não colaborou no dia do aniversário de Salvador. Toda hora mandava uma pancada de chuva. E vem mais, na segunda-feira, 31.