O PR vive o drama de ser ou não ser
Mauá promove artesanato e polui a cidade com cartazes afixados em postes (Foto/ BJá)
Foto:
Miudinhas da política, da cidade do Salvador, da Bahia e globais:
1. O PSDB vai realizar seu Congresso Estadual em Salvador no próximo 14 de abril. A Executiva regional promoveu uma reunião, ontem, na sede do Partido e decidiu que realizará um grande evento até com a possibilidade da presença dos governadores de Minas Gerais, Aécio Neves, e São Paulo, José Serra, do presidente nacional da legenda entre outras personalidades. O presidente regional do tucanato, o ex-prefeito Antonio Imbassahy, está confiante que o PSDB tenha um bom desempenho nas próximas eleições municipais em vários municípios.
2. O PSDB conseguiu se estruturar em 390 municípios, com apenas 90 comissões provisórias. O tucanato também decidiu incrementar a sua ala jovem (Juventude Tucana) e entregou a coordenação a Heitor Neto, neto do ex-prefeito de Salvador e ex-senador da República, Heitor Dias. E, também convocou para dirigir o PSDB Mulher a ex-deputada Sônia Fontes.
3. Nos termômetros da Assembléia, na base governista, o "Estado de Greve" da Polícia Civil não assusta os deputados. Entendem que o governo instalou uma Mesa de Negociações, foi democrático e transparente e fez o que pode para atender o resgate da dignidade do servidor público estadual. Esta, pelo menos, foi a opinião do deputado líder da bancada, Waldenor Pereira (PT).
4. O problema é que durante os debates na Comissão de Segurança Pública que aconteceram nesta quarta-feira, 26, os ânimos estiveram bastante exaltados e alguns sindicalistas vinculados a Polícia Civil desfilaram adjetivações contra as autoridades do governo de "traição" pra cima. Daí que, o Estado de Greve, se tornou preocupante.
5. O deputado Álvaro Gomes (PCdoB) sentou a madeira no prefeito João Henrique (PMDB) na tribuna da AL nesta quarta-feira e leu trechos da matéria de Katherine Funke, publicada em A Tarde, hoje, dando conta da ação civil pública contra o PDDU. Segundo Álvaro, o que JH está fazendo com Salvador é uma coisa absurda. Ninguém da bancada do PMDB saiu em defesa do prefeito.
6. A ex-prefeita Lídice da Mata, candidata do PSB a Prefeitura de Salvador, em 2008, vai reunir seus partidários num encontro no Hotel Sol, Porto da Barra, na próxima sexta-feira, para dimensionar o comportamento da legenda nas eleições municipais no Estado.
7. O espetáculo teatral "O Sapato do Meu Tio" tem exibição gratuita, hoje, no Teatro Sesc/Senac. Só pra lembrar: trata-se de um trabalho desenvolvido pela Cooperativa de Teatro da Bahia. Que bom! A arte chega ao sistema cooperativista.
8. O deputado José Rocha (PR) foi indicado pela liderança do PR como membro titular da Comissão Mista de Orçamento do Congresso, nesta quarta-feira. O deputado adianta que vai dedicar atenção especial para atendimento das demandas dos municípios e também para os investimentos na área de infra-estrutura do estado, como a construção da Ferrovia Bahia Oeste-Leste (Luiz Eduardo-Ilhéus).
9. Falar em PR os deputados ACM Neto, candidato do DEM a prefeito de Salvador, e Maurício Trindade (PR) almoçaram em Brasília. Encontro parecido aconteceu com o senador César Borges, a cúpula da IURD e o prefeiturável Raimundo Varela. A balança está pendendo mais para o apoio a Varela, líder das pesquisas de opinião sobre a sucessão em Salvador.
10. Foi impresso um jornalzinho intitulado "Boletim da Mesa" patrocinado pela SAEB, com grande circulação, dando conta que "Reajuste Consolida Política de Recuperação Salarial" com direito a foto de sindicalistas assinando termos de adesões. A cara do professor Rui, da APLB, na foto, não é de "amigos irmãos camaradas".
11. O debate esquentou na Comissão de Educação da Assembléia sobre as eleições diretas na rede estadual de ensino. O presidente da Comissão é o deputado Bira Coroa (PT) e o projeto nessa direção (das eleições diretas) deve chegar na Mesa da AL no segundo semestre deste ano.
12. Da Coluna de Daniel Castro - Folha de SP: 20% dos cariocas abandonam TV em 3 anos. A audiência da TV aberta no Rio de Janeiro despencou nos últimos anos. Quase 20% do total de televisores da Grande Rio foram desligados entre 2005 e 2008. Em 2005, o Rio registrava média diária de 44% de televisores ligados, dentro da média nacional. Em 2006, foram 42%. Em outubro de 2007, o percentual despencou para 37%. Em fevereiro, o índice atingiu 36%. A média nacional continua superior a 42%.
13. Com a queda, o Rio ultrapassou Belo Horizonte no "ranking" das capitais que menos vêem TV. Na capital mineira, a média em fevereiro foi de 38% de televisores ligados. Brasília, outra cidade tradicionalmente de maior resistência à TV, teve 41% de ligados no mês passado. Fortaleza e Salvador têm alto índice de televisores ligados: 46% e 45%, respectivamente. São Paulo teve 44%.
14. O deputado Álvaro Gomes (PCdoB) apresentou projeto de lei na AL sugerindo o desmembramento da Ilha dos Frades e da Ilha de Bom Jesus dos Passos, do município de Salvador, e a incorporação delas ao município de Madre de Deus. Isso é o que se chama oposição na veia ao prefeito João Henrique (PMDB).
15. Pedro Bial estava tão deslumbrado na apresentação final do BBB8 que chamou o diretor Boninho, da Globo, de Zeus. Essa é demais.
16. Ainda está em cartaz no Teatro Gamboa Nova o espetáculo Divina Valéria e Dino Brasil em "Eternamente Braguinha". Sexta e sábado, 20 horas. Apenas 5 paus.
17. Em comemoração aos 459 anos de história da cidade de Salvador, a Jorge Amado realiza o projeto Pensando Salvador. O evento, que este ano tem como tema central Todas as imagens, a cidade - Salvador em Película, acontece no dia 27 de março, no Auditório Zélia Gattai. A proposta é que o Pensando Salvador, já em sua segunda edição, seja um espaço de discussão de temas relacionados à capital da Bahia, em seus diversos aspectos.
18. Além disso, a intenção é que seja constituído um espaço para manifestações artístico-culturais. O evento terá início às 17h, com a exibição do filme A grande feira (1961), do cineasta Roberto Pires, um dos precursores do cinema na Bahia. Às 19h, serão realizadas as palestras dos professores Marcos Cezar Botelho de Souza e Maria do Socorro Silva Carvalho, respectivamente intituladas Cidades e imagens em movimento: representações urbanas no cinema e Salvador na Nova Onda do cinema baiano.
19.
Mensagem do deputado Colbert Martins: O nome do Site BahiaJá deveria mudar para voz da oposição. Tasso eu gostava tanto de você de verdade leitor voraz e de repente me decepciono.
20. Opinião é livre. Cada qual diz o que pensa. A propósito, o deputado Colbert Martins era aquele que aparecia na TV, frequentemente, criticando a política do ex-governador Paulo Souto sobre a área da segurança. Agora, que integra o PMDB e a base do governo, anda calado, mudo sobre esse assunto tão comentado e debatido na Bahia.
21. O senador ACM Jr (DEM) mostrou nesta quarta-feira, no Senado, que tem as mesmas características do seu pai. Por pouco, não foi "as vias de fato" com o senador sergipano Almeida Andrade (PMDB). Almeida é meio assim, mas osso duro de roer.
22. Logo quando o prefeito João Henrique faz uma investida na mídia jornalística sobre a área de saúde, afirmando que dará uma nova dimensão, coisa & tal, a entidade mantenedora do Posto de São Marcos, o San Raphael, ameaça fechar a unidade. A viúva deve R$ 4 milhões aos italianos. Santo, santo, santo.
23. Presidia a AL nesta tarde de quarta-feira, 26, o deputado Luciano Simões (PMDB). O deputado Paulo Azi (DEM) pediu uma questão de ordem e quis saber quais os projetos que estavam na Ordem do Dia. Luciano consultou um e outro ao seu lado e afirmou: - A mesa vai responder já-já.
24. A sessão continuou e nada de resposta. De repente, assume a presidência o deputado J. Carlos e desta feita a questão de ordem partiu do deputado Sandro Régis (PR): - Presidente quais os projetos na Ordem do Dia. J. Carlos respondeu: - É pra ja e disse que havia 1 projeto e 3 requerimentos.
25. Dizem os especialistas que alho com azeite extra virgem é bom para o organismo. E eu pensando que era feijão, carne e farinha.