Veja as declarações do deputado Jorge Khoury
Ao discursar sobre o Dia Mundial da Água em Sessão Solene na Câmara dos Deputados, o deputado Jorge Khoury (Dem-BA) ressaltou o valor estratégico da água, seu caráter fundamental para a manutenção da biodiversidade dos ciclos naturais, a produção de alimentos e a preservação da própria vida.
"Os Democratas afirmam o compromisso de participar ativamente dessa discussão e contribuir para adoção de medidas necessárias a fim de garantirem a preservação e o uso sustentável de um bem de extrema importância ecológica, social, política e econômica", disse em plenário.
O deputado participou da sessão representando a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara. O parlamentar baiano lembrou que a crescente preocupação diante das ameaças e problemas relativos a redução dos mananciais, poluição, desperdício e demais impactos da exploração inadequada dos recursos hídricos devem ocupar um lugar importante na agenda do Congresso, assim como o projeto de transposição do rio São Francisco.
Devemos propor soluções para estes problemas. Graças ao volume de recursos hídricos que o Brasil tem, precisamos assumir o papel de debater e definir os rumos que devem ser seguidos para garantir o melhor uso e a proteção das águas continentais e costeiras - defende.
GESTÃO
DAS ÁGUAS
Khoury também comentou que a Câmara deve-se debruçar sobre as principais questões referentes aos usos e gestão das águas, visando o abastecimento adequado, o desenvolvimento sustentável do País, a busca de alternativas para enfrentar a escassez, mecanismos e tecnologias avançadas para diminuir a contaminação e ainda a introdução de uma nova ética para a água, que compreenda o uso do solo, proteção das florestas e biodiversidade, recuperação e proteção de áreas alagadas, transposição de águas, estudo dos processos econômicos e sociais que influenciam os recursos hídricos.
"A situação exige do Governo, da sociedade, bem como desta Casa, o máximo empenho em favor de ações decisivas e integradas para uma adequada gestão dos recursos hídricos, proporcionando-se direção segura ao planejamento e gerenciamento de águas superficiais e subterrâneas, com atenção ao potencial e aos múltiplos usos da água no Brasil, objetivando o efetivo aproveitamento desse importante recurso em benefício da população e do desenvolvimento do País", encerrou.