Buena Páscoa
JPZ-3905, carrro oficial passeia na Pça Luis Nogueira, Serrinha, na Procissão do Fogaréu (F/BJá)
Foto:
Miudinhas da política, da cidade do Salvador, da Bahia e globais:
1. A bebida alcoólica está sendo vendida à mancheia nos postos de gasolina e bares às margens da BR-324, estrada que liga Salvador a Feira de Santana, a mais movimentada do Estado. Inacreditável. Com a proibição da venda de bebidas diminuiram os índices de acidentes nas estradas, mas, uma liminar de um juiz voltou tudo como antes no Quartel de Abrantes, pelo menos na BR-324. É o Brasil descendo a ladeira. No final do feriado da Páscoa teremos mais mortes nas estatísticas, com certeza.
2. Tinha um grupo de rapazes bebendo vinho num posto de gasolina, salvo melhor juizo, no território do município de Candeias. Louvavam a Jesus e a Baco. Entenda uma fé dessa natureza.
3. Da série "Dendê no Sangue": pelo menos Durval Lélis está honrando o sangue da Bahia sem dendê aguado e resolveu fazer a festa de comemoração dos 20 anos do Asa de Águia, em Salvador, no Parque de Exposições, no dia 1º de maio. Ao contrário de Daniela Mercury e Cláudia Leite que preferiram a praça do Rio de Janeiro.Valorizar a cidade do Salvador é isso aí.
4. Falar em "Dendê no Sangue", o novo presidente do Conselho Estadual de Cultura, Albino Rubim, quer mexer na gestão do Carnaval de Salvador. Taí uma "missão" difícil, quase impossível. Da turma hoje encastelada no CEC, escolhida no mesmo modelo "carlista" dos tempos idos, não se tem notícias de carnavalescos. Mas, tentar não custa nada.
5. O Sindicato dos Professores do Estado da Bahia (Sinpro) vai tentar um acordo coletivo com os proprietários de colégios particulares até o final deste mês. Se não conseguire vai para o pau. Greve à vista. Na rede pública estadual, nessa área, está reinando a paz. O professor Rui não quer meter a mão em vespeiro em ano eleitoral. Ao que se comenta, deseja mesmo é chegar à Câmara de Vereadores de Salvador. Depois, sonha alto, quer ir para a Assembléia Legislativa. Rui é vinculado ao PCdoB.
6. O ex-presidente José Sarney vai lançar seu novo livro em Paris. Chama-se "A Duquesa Vale uma Missa". Pelo menos, o título é bonito. Agora, se vai ter público na fila para ele autografar o livro é outra coisa. Pelo menos os burocratas brasileiros estabelecidos na Europa marcarão ponto. É o que dizem. Lançamento de fardão.
7. O PSC do suplente de senador Eliel Santana está amarelando na proposta de lançar candidato próprio a prefeito de Salvador. Diz, agora, que está analisando um pacote de propostas para a cidade. Que conversa mais fiada. Vai mesmo é aderir ao PMDB.
8. Tá feia a briga entre as secretárias Kátia Carmelo, do Planejamento, e Antonia Garcia, da Reparação, no âmbito da administração municipal diante do caso de derrubada do terreiro de candomblé Oyá Unipó Neto. Garcia diz horrores de Kátia, não só nos bastidores, mas também de público. É caso raro numa mesma administração essa "diversidade" cultural. Aliás, essa adversidade semântica.
9. E o viaduto do anel rodoviário de Simões Filho, na BR-324: já vai completar sua segunda páscoa e nada de conclusão. Liga, por ora, um ponto algum a lugar nenhum.
10. Veja que coincidência: na entrada do município de Candeias tem um outdoor saudando o aniversário do deputado Júnior Magalhães - A Força de Candeias na Assembléia Legislativa. Na entrada de Feira de Santana, tem um outdoor idêntico ao de Júnior Magalhães, com outros dizeres, saudando o ex-deputado Jairo Carneiro, a esperança de Feira. Mais coincidências: ambos representam uma homenagem dos amigos dos dois políticos.
11. Sai na segunda-feira, 24, a decisão da Executiva Nacional do PT sobre a aliança deste partido com o PSDB nas cidades de Salvador, Belo Horizonte e Aracaju. O PSDB baiano está muito confiante no apoio do presidente Lula e do governador Wagner. As últimas pesquisas apontam o candidato Antonio Imbassahy, em segundo lugar, logo depois de Raimundo Varela.
12. Pois dito; os governos mudam, mas os métodos são os mesmos. Na última quinta-feira, 20, na Praça Luis Nogueira, em Serrinha, um veículo do Estado (JPZ 3905) mesmo com o adesivo que registra veículo à serviço transportava uma família, numa boa, durante a Procissão do Fogaréu. Quatro pessoas usavam o veículo: duas senhoras na frente, e dois jovens no banco traseiro. Bem, poderiam estar a serviço dos céus.
13. O antropólogo Antonio Risério está a cada dia mais refinado. Suas observações em A Tarde, artigo deste sábado, revelam seu "apreço" ao atual prefeito de Salvador. Segundo Risério, se a população de Salvador tiver um mínimo de bom senso não reconduz o "sujeito" ao Tomé de Souza.
14. A epidemia de dengue no Rio é alarmante. Porta de entrada do turismo internacional no Brasil já foram registrados 23.000 vítimas de dengue sendo que já morreram 49 pessoas. Como um país nessa condição pode incrementar o turismo internacional? Essa é a pergunta que os agentes de viagens estão fazendo e querendo uma solução.
15. Caio Bruno, filho do jornalista Chico Bruno, vai ser candidato a vereador em Lauro de Freitas pelo Democratas.
15. Veja que curioso: o comerciante Lula Barreto, de Serrinha, sempre advogou ser empreendedor, prático, agnóstico. De repente, colou um monte de outdoors na cidade anunciando sua candidatura por um partido cristão. A política tem cada coisa que se dúvida. Além disso, colocou na propaganda, seu nome como Lulu do Gás porque é revendedor desse produto no munícípios e também dispõe de muito gás, capilé.
16. Buena Páscoa