Veja opinião do deputado
Deputado muda de posição em relação a Salvador e quer protocolo na base aliada (Foto/Div)
Foto:
O deputado federal Nelson Pelegrino (PT) afirmou nesta manhã de terça-feira, 18, na Rádio Nova Salvador FM, programa Ligação Direta, que já parabenizou Jonas Paulo (Construindo um Novo Brasil) pela vitória na última eleição do PED para dirigir o PT nos próximos dois anos e proprôs uma reunião ampla com os partidos aliados, para definir as pendências em relação às eleições municipais de 2008.
Com essa declaração, Pelegrino muda parcialmente sua opinião em relação à sucessão em Salvador, uma vez que sempre defendeu que o PT tivesse candidato própiro na capital. A rigor, a afirmativa de Pelegrino não exclui essa possibilidade, porém, ela deixa de ser a única via e abre a perspectiva de aliança com o PMDB comandado pelo ministro Geddel Vieira Lima, não só na capital, mas em outras municípios do Estado.
Segundo Pelegrino, a eleição de Jonas não determinará um racha no partido e o novo presidente terá a capacidade de unir os grupos a partir deste momento da vitória. Entende o deputado que, no momento, a prioridade se situa no "desafio das eleições municipais de outubro" no sentido de eleger prefeitos e contribuir com o governador Jaques Wagner e com o projeto maior do presidente Lula da Silva.
Pelegrino quer inclusive que, durante a reunião ampla com os partidos aliados para analisar o mapa nos 425 municípios baianos, seja estabelecido um protocolo com regras bem definidas dos espaços de cada qual dentro das alianças.