Política

MIUDINHAS GLOBAIS:PROCURADOR DIZ QUE BAHIA ESTÁ INQUIETA COM VIOLÊNCIA

Pra seu fim de semana, cante a Banda de Chico Buarque de Holanda
| 15/03/2008 às 16:24
Procurador geral de justiça, Lidivaldo Britto, na posse p/ biênio 2008/2010, à frente do MP (F/D)
Foto:
  Miudinhas da política, da cidade do Salvador, da Bahia e globais:

  1. Repercutiu no meio político a fala do procurador-geral de Justiça, Lidivaldo Britto, quando da posse para mais dois anos (2008/2010) à frente do Ministério Público da Bahia, na última sexta-feira, 14. Disse, entre outras coisas, que "a sociedade, inquieta com o aumento da violência, exige dos órgãos de defesa social respostas rápidas e imediatas. Entretanto, a segurança pública é complexa, principalmente num imenso estado e populoso como a Bahia, onde predomina a desigualdade social, caracterizada por uma parcela considerável de excluidos".

  2. Britto destacou, ainda, como metas prioritárias "o enfrentamento à criminalidade, especialmente aos grupos de extermínio, a apuração de crimes cometidos pelos prefeitos, a defesa da saúde e a prestação de assistência direta pelo MP às comunidades carentes". Falou forte. Teria o "hôme" se inspirado em Britto, o Cezar, presidente nacional da OAB? Sustenta-se que é provável.

  3. O Partido dos Trabalhadores vai às urnas neste domingo para decidir entre Marcelino Galo x Jonas Paulo. Os ânimos estão à flor da pele e engrossa a relação dos dissidentes internos no partido que defendem autonomia ao PT e não sua posição de refém do PMDB, na capital e em algumas cidades do interior.

  4. Dentro da proposta de conhecer experiências administrativas bem sucedidas de outras capitais do país, o pré-candidato do PSDB à Prefeitura de Salvador, Antônio Imbassahy esteve com o governador de São Paulo e ex-prefeito da capital, José Serra. Alguns pontos discutidos durante o encontro foram o estímulo a atividade econômica de Salvador sob uma nova ótica e a expertise da engenharia de trânsito da capital paulista.

  5. Não estou entendendo mais nada. O deputado ACM Neto diz no Painel da Folha de SP que tem evitado repetir declarações emocinadas de alguns dos seus parentes, sobre o episódio de invasão do apartamento do seu avô ACM. "Esse é um assunto familiar e que não deve ser tratado com viés político", frisou. Só pra lembrar, o advogado do senador ACM Jr, seu pai, arguiu a suspeição da juiza Fabiana Pellegrino. E, entre outras justificativas, diz que ela é esposa de Nelson Pellegrino, adversário político de sua família.

  6. Tá a fim de ficar por dentro de assuntos relacionados ao meio ambiente? Visite o blog criação de Thelmo Gavazza: www.themogavazza.blogspot.com

  7. Neste sábado, o Caminho das Árvores em festa. Aniversário de Gildásio Xavier, assessor especial do secretário Edmon Lucas e ex-secretário de governo da administração Imbassahy. Champagne da melhor qualidade. O homem é caixa alta.

   8. Só pra lembrar aos senhores candidatos: a Globo/Rio está apoiando o deputado Fernando Gabeira a prefeito do Rio. Objetivo: não deixar que o senador Marcelo Crivela (leia-se Igreja Universal do Reino de Deus, TV Record, líder das pesquisas) vença as eleições para prefeito. Em Salvador, o líder das pesquisas, por sinal, é o apresentador Raimundo Varela, da TV Record, também alinhado com a IURD. Por ora, a TV Bahia tá queita com Varela.

   9. Pérola do coronel Expedito, chefe da Casa Militar, sobre a pane no helicóptero do governador Wagner na viagem a Cícero Dantas e que teve pouso forçado numa clareira, em Sátiro Dias: "Foi uma operação completamente dentro dos padrões, normal. Não chegou nem a ser um susto", garantiu no site da Agecom.

  10. O que se sabe, na real, é de que foi um baita susto e possobilidade real de um acidente grave. Felizmente, graças ao bom senso e profissionalismo dos pilotos não aconteceu nada demais. 

  11. Informes dão conta de que a 42ª Expo de Vitória da Conquista vai gerar R$30 milhões em negócios. Trata-se, obviamente, de um chute, uma vez que a Fenagro, que é a maior feira do Nordeste não chegou a esse patarmar, mesmo com os leilões promovidos pela Odebrecht e Ivete Sangalo. Vamos devagar com o andar minha gente.

   12. Duas linhas que a secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, coloque no New York Times recomendando a cidade do Salvador valem mais do que as viagens que o pessoal da Bahiatursa faz à Europa, em "workshops" distribuindo fitinhas do Senhor do Bonfim.

   13. João Henrique, prefeito de Salvador, é um político de sorte. De estrela na testa. No mesmo dia em que Condoleezza Rice fazia elogios rasgados a Salvador, Vânia Galvão era confirmada presidente da Executiva municipal do PT em Saldor.

   14. Junior Achievement Bahia, organização não-governamental que estimula o empreendedorismo entre jovens e adolescentes, reúne voluntários e colaboradores em um descontraído happy hour nesta segunda-feira, dia 17, às 18h, no Espaço Conviver (Sebrae). A Junior é a mais antiga organização de educação prática de economia e negócios do mundo.

   15. Um "Pássaro Albatroz & Outras Coisas" terá lançamento no Salvador Shoopping na Mega Saraiva. Autor: Leonardo Abenhaim. O livro é infanto juvenil.

   16. Cerca de 40 atletas do município vão participar do II Torneio Beneficente de Boxe, dia 28 (sexta-feira), das 17h às 22h, no Ginásio de Esportes. O evento é organizado pela Associação de Pugilismo do município com o apoio da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas. Com a faixa etária de 12 a 26 anos, os atletas vão disputar 12 categorias nas modalidades peso mosca, pena, leve e pesado.

   17. Está no Diário Oficial do Estado deste final de semana: O Governo do Estado instituiu na Secretaria de Segurança Pública a "Medalha do Mérito de Segurança Pública", destinada a "galardoar pessoas físicas ou jurídicas, nacionais e estrangeiras, que, no campo de suas atividades, se hajam distinguido de forma notável ou relevante, e tenha contribuido, direta ou indiretamente, para o engrandecimento da Segurança Pública do Estado".

   18. A seguir, o DO a efígie dos modelos das medalhas e todo o regulamento, instituindo, também, a medalha Alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Agora, resta saber quais serão os futuros medalhados.

   19. Pra relaxar, neste final de semana, a musiquinha (A Banda) de Chico Buarque de Holanda pra v matar a saudade:

Estava à toa na vida
O meu amor me chamou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor

A minha gente sofrida
Despediu-se da dor
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor

O homem sério que contava dinheiro parou
O faroleiro que contava vantagem parou
A namorada que contava as estrelas parou
Para ver, ouvir e dar passagem

A moça triste que vivia calada sorriu
A rosa triste que vivia fechada se abriu
E a meninada toda se assanhou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor

Estava à toa na vida
O meu amor me chamou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor

A minha gente sofrida
Despediu-se da dor
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor

O velho fraco se esqueceu do cansaço e pensou
Que ainda era moço pra sair no terraço e dançou
A moça feia debruçou na janela
Pensando que a banda tocava pra ela

A marcha alegre se espalhou na avenida e insistiu
A lua cheia que vivia escondida surgiu
Minha cidade toda se enfeitou
Pra ver a banda passar cantando coisas de amor

Mas para meu desencanto
O que era doce acabou
Tudo tomou seu lugar
Depois que a banda passou

E cada qual no seu canto
Em cada canto uma dor
Depois da banda passar
Cantando coisas de amor
Depois da banda passar
Cantando coisas de amor...