Veja matéria completa em O Globo deste sábado, 15
Decisão do presidente Lula beneficia candidatura do tucano Antonio Imbassahy (Foto/Div)
Foto:
Segundo matéria publicada em O Globo deste sábado, 15, o presidente Lula da Silva tem estimulado alianças formais ou informais, de petistas com os tucanos em algumas capitais visando as eleições municipais deste ano. Lula já avaliou alianças estratégicas com três capitais: Salvador, Aracaju e Belo Horizonte. O aval foi dado - segundo O Globo - aos caciques do PT nos respectivos estados.
Ainda segundo O Globo, depois de ter autorizado o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), a tentar um acordo com o governador Aécio Neves (PSDB), em torno de uma candidatura única na sucessão em Belo Horizonte, o presidente fez o mesmo com os governadores Marcelo Deda (Sergipe) e Jaques Wagner (Bahia).
Segundo interlocutores, Lula quer utilizar essas alianças como uma espécie de teste para as eleições presidenciais de 2010 e, ao mesmo tempo, melhorar o diálogo com a oposição no Congresso Nacional.
Sobre o caso de Salvador, o candidato do PSDB a prefeito é o ex-prefeito Antonio mbassahy, já é do conhecimento público que o governador Wagner decidiu considerar a candidatura do tucano como no seu campo de alianças, isso porque o presidente da Assembléia Legislativa, Marcelo Nilo (PSDB), é um dos principais aliados estaduais de Wagner.