Política

MIUDINHAS:NOTA BARACHÍSIO ALÉM DE LEVANTAR POEIRA, LEVANTOU SUSPEITAS

É cada coisa
| 13/03/2008 às 11:44
O escritor Tasso Franco fez uma parceria com J. Borges para ilustrar a série Causos da Bahia.
Foto:

  Miudinhas da política, da cidade do Salvador e da Bahia:


   1. Caiu como uma bomba no Alto da Federação, sede da TV Bahia, trecho da nota de esclarecimento publicada hoje, em A Tarde e na Tribuna da Bahia, assinada pelo advogado André Barachísio Lisboa, sobre a briga familiar entre Tereza Mata Pires x o senador ACM Jr, envolvendo o espólio do "velho". O trecho 11 da nota diz o seguinte: "Entretanto, o pedido de descrição de tais bens decorre, também, de atitudes tomadas pelos demais herdeiros, que envolve a inventariante; todas no sentido de afastar Tereza da comunhão de interesses no patrimônio comum e seu esposo César, da administração e do centro de decisões das empresas pertencentes aos integrantes da família.

   2. Já ouviu falar no termo "briga de branco". É isso aí.

   3. No item 13 da nota, o advogado é ainda mais cáustico: "Tanto ela tem razão (Tereza Magalhães Mata Pires) que os bens constantes das fotografias apresentadas nos autos não foram integralmente encontrados na diligência de arrolamento. Verificou-se a falta de diversos bens, sem que houvesse justificativa para que os mesmos não se encontrassem no apartamento, porque objetos de decoração da casa paterna há muitos anos.

   4. Pessoas que frequentavam o apartamento de ACM atestam que havia, entre os quadros, um Teruz, um Manabu Mabe, um Portinari, um Di Cavancanti e por aí segue. Só tinha coisa boa, do primeiro time.

   5. Agora v vai conhecer a conversa de um pernambucano com o baianin sobre os novos pecados da igreja, instituidos pelo papa Bento XVI, recentemente. O pernambucano chegou pro baianin e falou: - Já tumaste viagra alguma vez? O baianin respondeu com aquela cara bem sacana: - Dei três dentro sem intervalos. Reflexão do pernambucano: - Ê cabra arruinado.

   6. O "Corpo de Bombeiros", ou parte dele, está tentando "apagar" as chamas provocadas pela deputada Maria Luiza na AL, direcionadas a Ondina.

   7. O vereador Palhinha é do PSB, ligado a deputada Lídice da Mata. O PSB se alinhou contra o PDDU organizado pela secretária Kátia Carmelo. Palhinha propôs a medalha Maria Quitéria à Carmelo, mas, como a secretária mandou derrubar um terreiro de candomblé e aprovou o PDDU, Palhinha agora está numa sinuca de bico. Se mantiver a indicação da comenda vai ter que ir pela bola 7. E, como se sabe, Palhinha não é bom de sinuca.

   8. Agora, a defesa de Carmelo quem fez mesmo foi o presidente da Câmara, Valdenor Cardoso: "A comenda Maria Quitéria é concedida às pessoas que se dedicam ao desenvolvimento político, cultural, econômico e social de Salvador. E nada mais justo do que homenagearmos a secretária Kátia Carmelo pelo ótimo trabalho que realiza e por sua competência, tenacidade e habilidade no trato com representantes dos variados segmentos que interagem com a Secretaria de Planejamento Urbanismo e Meio Ambiente".  Tá dito. Só faltou acrescentar que ela mandou derrubar um terreiro de candomblé. Isso também é "habilidade no trato".

   9. O advogado Ademir Ismerim cantou a pedra neste BahiaJá, há dias, de que o TRE da Bahia tomaria uma decisão inédita no país. Acertou na mosca e acabou com a infidelidade partidária. Os vereadores estão sorrindo à toa, aqueles que mudaram de partidos.

   10. Perguntar não ofende: quando o vereador Alfredo Mangueira vai dar entrada no processo contra o apresentador Raimundo Varela, o qual, disse que os vereadores que votaram a favor do PDDU receberam, cada um deles, R$300 mil. O asssunto já está fazendo um mês. Estamos de olho.

    11. O ex-prefeito Imbassahy se mandou pra Curitiba no dia do aniversário. Foi ver a gestão de Beto Richa, prefeito do PSDB, bem avaliado pelo DataFolha. Beto é o campeão.

   12. É a Construtora Oliveira Santana que está recuperando o terreiro Unipó Neto.

   13. As declarações do vereador Celso Cortim (PSB) sobre a ONG Cruz Vermelha são de deixar Bento XVI roxo. São coisas impublicáveis, de organização criminosa e de quadrilha pra lá. Santo Cristo. E olhe que ainda estamos há três meses do São João.

    14. A Academia de Letras da Bahia abre hoje seu ano "letivo". Planos tem demais; letras de menos.

    15. A crise Espanha x Brasil pela repatriação de espanhóis e brasileiros chegou, finalmente, a quem interessa de fato. 14 vôos charteres foram cancelados da Espanha para o Brasil. Agora vai repercutir pra valer.

   16. Uma das jóias raras do governo do Estado, a Mesa Central de Negociações com os trabalhadores, está dando chabu. Até Marinalva Nunes, da Fetrab, que estava alinhadíssima com o governo, teria acordado do sonho.

   17. A vereadora Tia Eron deu uma repaginada no visual que está "levantando suspiros". A moça é evangélica minha gente.

   18. A Cooprás, Cooperativa dos Profissionais da Área de Saúde e Gestão Hospitalar faz sua Assembléia dia 28.

   19. Sacanagem: o cacetinho, pãozinho e não outra coisa, está pressionando a inflação. Que injustiça.

   20. O deputado Getúlio Ubiratan (PMN) já disse umas cinquenta vezes que é apaixonado pela Bahia, embora seja gaúcho de nascimento.