É a sucessão em movimento
Memória: casa onde funcionou a Feijoada do Biu, reduto da boemia na década de 1970. (F/BJ)
Foto:
Miudinhas da política, da cidade do Salvador e da Bahia:
1. Até agora, são 12 os candidatos a prefeito de Salvador, em 2008: 1. Raimundo Varela (PRB); 2. Antonio Imbassahy (PSDB); 3. ACM Neto (DEM); 4. João Henrique (PMDB/PDT); 5. Lídice da Mata (PSB); 6. Eliel Santana (PSC); 7. Miguel Kertzman (PPS); 8- Olivia Santana (PCdoB); 9. candidato do PSOL; 10. José Eduardo (PCO); 11. candidato do PSTU; 12. Candidato do PSL. Ainda resta saber se o PT vai coligado na chapa de JH ou terá candidatura própria.
2. Agora, vamos aos números da última pesquisa revelada hoje por Levi Vasconcelos, em A Tarde, Tempo Presente: 1º. Raimundo Varela (25%); 2º Antonio Imbassahy (21%); 3º ACM Neto (18%); 4º João Henrique (17%); 5º Lídice da Mata (11%); 6º Nelson Pelegrino (8%). A questão é saber se Nelson Pelegrino vai ser candidato. Caso o PT tenha nome próprio para prefeito, Pelegrino é o melhor nome do ponto de vista eleitoral.
3. Hoje, falando na Rádio Nova Salvador FM, a candidata do PCdoB, Olívia Santana, que não pontua bem nas pesquisas, embora seja aguerrida porém não competitiva, disse que sua candidatura não representa um faz de conta. Ou seja, é pra valer. E mais: que tanto ela, quanto seu partido têm uma contribuição valiosa para dar à cidade do Salvador em termos de projeto.
4. Sobre a secretária Kátia Carmelo, do Planejamento da Prefeitura, a qual, mandou derrubar o terreiro de candomblé Unipó Neto tem uma posição firme: "Sua atitude foi de intolerância, nefasta, de uma pessoa que se acha dona da cidade".
5. Da ministra Ellen Gracie, do STF, sobre a lei que determinará a continuidade das pesquisas com embriões e permitirá uso das células tronco para cura de doenças: "Eu sou católica e estudei em colégio de freiras, mas não sou juiza do Supremo para expressar minhas crenças religiosas, e sim para analisar as leis à luz da Constituição e do restante do sistema jurídico". Lucidez é isso aí. A entrevista completa da ministra está em páginas amarelas de Veja.
6. Há uma diferença enorme entre a apresentadora Patrícia Poeta, do Fantástico, e a ex-apresentadora Glória Maria.
7. O Dia Internacional da Mulher é uma dessas demagogias mais organizadas que se conhece, ultimamente. Todo mundo tira uma lasquinha.
8. Salvador vai sediar em abril a 1ª Conferência Nacional de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transsexuais - GIBTT. Um amplo arco iris para todos os gostos e discussões acaloradas.
9. Os operários da construção civil voltaram ao trabalho, hoje, depois de 15 dias de greve. Não conseguiram nada significativo e que possa melhorar às suas condições de vida. O setor está aquecido, mas, mesmo assim, os operários não conseguem ganhos expressivos.
10. O governo do Estado reiniciou o ano letivo e não se ouviu uma propaganda institucional, um aviso, uma palestra, uma fala do nobre secretário Adeun Sauer. Será que a Educação não tinha nada para anunciar.
11. Tirada de Pedro Bial ao apresentar o BBB8 na noite do último domingo: "Brasil: a terra do samba, carnaval, futebol e Big Brother Brasil". Gostou do nosso novo Ari Barroso?
12. E o anúncio na Vejinha do município de Governador Mangabeira: "Capital Baiana da Agricultura Familiar", isso depois de apenas 46 anos de emancipada. O governador Wagner bem que poderia transferir o governo para lá, um dia.
13. Na Bahia, segundo as estatísticas, 17% dos jovens motociclistas ou motoqueiros, como queiram, dirigem sem habilitação. Agora tem um percentual bem pequeno que está pilotando com armas em unho, assaltando à mancheia.
14. Imbassahy soltou à ripa no PDDU de João, hoje, no programa de Cristovão Rodrigues, rádio Itaparica. O ex-prefeito tá afiado.
15. Atenção porque a Fórmula 1 vai começar domingo próximo e Rubinho Barichello diz que, desta vez vai. Consolo: Rubinho vai bater o recórde como piloto com maior número de corridas na F!, mas, sem títulos.
16. A Companha das Letras está reeditando as obras de Jorge Amado. As comemorações, os eventos, as programações culturais vão ser no Centro Sul, em São Paulo e Rio de Janeiro. E a Bahia? Bem, a Bahia é a Bahia, como diria o nosso ministro da Cultura, uma terra fenomenal, conceitual, arquitetural, e por aí vai.
17. Dizem que a perestroika do Conselho de Cultura vai se reunir em breve para anunciar a edição do Pravda.
18. Está programada para esta terça-feira, 11, uma entrevista do governador Wagner na Nova Salvador FM, programa Ligação Direta.
19. O papa Bento XVI deve anunciar hoje uma relação de novos pecados. A igreja católica deverá, portanto, perder mais fiéis.
20. A poderosa Condolezza Rice deve vir a Salvador na quinta-feira, 13. Como ela já marcou umas 200 vezes, tudo é possível. Vir ou não.