Vou na sorveteria da Ribeira e volto já
Os tucanos fizeram a festa neste sábado e Imbassahy colocou uma camisa à moda do PT (F/Div)
Foto:
Miudinhas da política, da cidade do Salvador e da Bahia:
1. A prefeita de Lauro de Freitas (RMS), Moema Gramacho (PT) diz que não vê ameaça à sua reeleição uma possível chapa de oposição composta pelo deputado Roberto Muniz (PP) + Dau (PMDB), até porque, no seu entendimento, o governador Wagner não fará qualquer movimento que venha prejudicar uma candidatura natural do PT, bem avaliada, e que tem o apoio do presidente Lula. Moema ressalta que, ao contrário, quem deve se preocupar é o PP e não ela. Política não é bem assim nessa linearidade toda. Mas, se a prefeita falou, tá falado.
2. De fonte próxima ao secretário da Agricultra, Geraldo Simões, ele não deixará o cargo para disputar a Prefeitura de Itabuna. Vai lançar o nome de sua esposa, Tânia Feitosa, e, como dito aqui neste Bahia Já, em outras oportunidades, tentará disputar uma vaga para o Senado, pelo PT. Acha que tem grandes chances de se eleger.
3. A desembargada chefe do TJ, Sílvia Zarif, criou o factóide das sessões de sexta-feira para julgar os prefeitos e levou a pior. Experiente na matéria, a desembargadora sabe que o TJ não tem essa agilidade toda que a população espera. Daí que, conseguiu numa dia só, uma enxurrada de críticas da imprensa baiana, diante do fiasco que foi a audiência.
4. Trecho do artigo de Antonio Risério, em A Tarde, hoje, com título "Pernambuco fogo alto, Bahia banho-maria": Diz o autor: "Pernambuco, hoje, é sinônimo de entusiasmo e inquietude; a Bahia, de mormaço e mesmice.
5. Veja que coisa mais curiosa: o prefeito de Maragogipe instituiu um programa de governo para a área de saúde chamado "Programa de Tratamento Fora do Município". Hoje, publicou um aviso de licitação na imprensa escrita de Salvador, convocando os interessados "para locação de dois veículos tipo Van para atender o PTFM". Exportação de doentes para a capital, se supõe.
6. A Bahiatursa informa que o Estica Verão vai continuar em 2009, independente do ano bissexto.
7. Representante de movimento Gay e jurista participam de debate sobre a legalização da união estável homossexual na Tv do Poder Legislativo da Câmara Municipal de Salvador. Luiz Mott, fundador do GGB (Grupo Gay da Bahia), revela que o projeto de legalização de parcerias que se encontra no Congresso, data de 1996, já está ultrapassado, pois não contempla as decisões judiciais favoráveis ao direitos de herança e adoção.
8. Como diz Zé Bonitinho, a comunidade negro-mestiça da Bahia e o povo de santo "está poraquí" com o ministro Gilberto Gil e seu silêncio em relação a derrubada de uma terreiro de candomblé na cidade do Salvador. Ô minha gente, Gil está n'outra. Ou n'outro mundo.
9. Declaração do secretário da Educação do Estado, Adeun Sauer, sobre a abertura do ano letivo na próxima segunda-feira, em release da Agecom: "É preciso construir a escola como um corpo e a formação é a base de tudo. Temos que potencializar o professor para extrair o máximo dele. A escola tem que se constituir em um corpo com visões estratégicas para cumprir com os seus problemas e ter desafios e meta. Cabe a secretaria dar instrumentos para que elas possam enfrentar os desafios". Entendeu? Nem eu.
10. Que bonitinho como diz a própria apresentadora: Hebe Carmargo está completando 79 aninhos de idade, e em plena atividade na telinha. Grande Hebe. que figuraço.
11. O furo que o Correio da Bahia deu sobre a deportação dos espanhóis em Salvador repercutiu na imprensa nacional. Dizem que também repercutiu na Avenida Tancredo Neves.
12. E o que todo mundo já falava nos cantos agora a Isto é revelou para o país. Geddel está com toda pinta do novo ACM da Bahia. Falta só a musiquinha: G, G, Geddel meu amor.
13. A moda agora são as mulheres desfilando de calcinha. Só quero ver essa moda "pegar" na Bahia, na Avenida Sete.
14. Veja o que significa estadista na América Latina. O presidente da Venezuela chamou o presidente da Colômbia de todo tipo de nome, cobras, largartos, etc, e ameaçou até fazer uma guerra. O presidente do Equador foi no mesmo caminho e colocou meia dúzia de recrutas em marcha. Depois veio o estadista da Nicargua e fez o mesmo. E o presidente da Colômbia respondendo diplomaticamente e com o apoio dos canhões de Bush. Aí, chegou na reunião da Cumbre, tomaram café, comeram pizzas e trocaram apertos de mãos. Agora, imaginem se uma coisa dessas acontece com o camarada Putim, da Rússia?
15. A jornalista, pesquisadora e Mestre em História Social, Mônica Celestino, fará palestra sobre a vida e obra do Major Cosme de Farias, na sessão especial que a Câmara realiza, dia 14 de março, no salão nobre do Instituto Central de Educação Isaias Alves ICEIA). O evento, que lembra os 36 anos do falecimento de Cosme de Farias, reunirá vereadores, educadores, líderes comunitários e admiradores do homenageado, que fundou a Liga Baiana contra o Analfabetismo.
16. A Casa de Cultura Troféu Caymmi promove o 4º sarau temático comemorando o
mês de nascimento da cantora Elis Regina. Para relembrar o repertório da
Pimentinha, o evento, que acontecerá no dia 12 próximo, às 20h, na Casa de
Cultura Troféu Caymmi, contará com a participação das cantoras Noeme Bastos,
Marilda Santana e Stella Maris acompanhadas pelos instrumentistas Ivan
Bastos, Raimundo Nova, dentre outros.
17. Todo fim de semana tem chorinho no "Habeas Copus", Barra. Dá um pulo por lá. O choppinho é cremoso.