Na capital baiana tempo bom
Três toldos, 3 lojinhas no Jardim Apipema. Todos dias ladrões fazem a festa nesse ponto. (F/BJ)
Foto:
Miudinhas da política, da cidade do Salvador e da Bahia:
1. A disputa eleitoral na Espanha entre os socialistas de José Luiz Zapatero e o Partido Popular de Mariano Rajoy está centralizada na imigração. Está indo gente de todo continente sul amaericano, da África e da Europa morar na Espanha para aproveitar a boa fase da economia daquele país. Daí que brasileiros e africanos estão sendo tratados como disse um expatriado que chegou hoje ao Brasil, "como cachorros". Até pior porque nem uma tabelete natureba e um biscoito creme craker dão aos condenados.
2. Enquanto isso, o ministro Celso Amorim está analisando a possibilidade de adoção da lei de reciprocidade. Para cada brasileiro preso nos aeroportos de Madri e outros da Espanha, o Brasil vai fazer o mesmo por aqui. A Bahia recebe 700 espanhóis por mês. Podem devolver uma banda larga desse pessoal.
3. Impressionante o lobby do diretor geral da EGBA na imprensa por esses dias, afirmando que a empresa vai bem e o governador está satisfeito com seu trabalho. Disso não há dúvida. Agora, porque foi mesmo que a Agecom mandou fazer a revista A Bahia de Todos Nós, 150 mil exemplares, na Gráfica Santa Marta?
4. Tem uma tese de setores do PT bastante interessante sobre o rompimento com a administração do prefeito João Henrique, hoje no PMDB. É a seguinte: João foi eleito pelo PDT (12) e o PT o apoiou no segundo turno nesta condição, o mesmo acontecendo quando assumiu o cargo. Daí que, ao se afastar da administração municipal o PT estaria de afastando daquele João do PDT e não do João do PMDB. Lembram dos dribles de Garrincha: falta combinar com os russos. Ou melhor, com o russo chefe.
5. Você tá com uma viagem marcada para a Espanha. Deixe a eleição passar naquele país. Se Rajoy, do PP, ganhar. Desista. Nem na Galícia você entrará.
6. Impressionante a sorte da família Boa Sorte. Dizem que tem mais gente sortuda dos Boa Sorte na boquinha estatal.
7. Durma-se com um barulho desse: o site da liderança da oposição na Câmara Municipal de Salvador entra no ar neste sábado (8), endereço www.liderancadaoposicao.com.br. A criação do site foi um compromisso assumido pelo vereador Paulo Magalhães Júnior (DEM) para que a população possa acompanhar o desempenho dos vereadores de oposição, além de acessar notícias, biblioteca virtual, a programação da Tv Câmara e outros sites políticos.
8. Agora, vem a segunda parte da notícia: o bloco independente (PT, PSB, PSDB, PPS, PCdoB) não participa do site. "No site estão os vereadores que fazem parte da bancada de oposição: o líder, que sou eu, Agenor Gordilho (DEM), Antônio Lima (DEM), Tia Eron (DEM), Téo Senna (PTC) e Marlene Souza (PTN). Como os neooposicionistas não querem fazer parte da bancada, ficaram de fora", carimbou Magalhães.
9. A prefeita de Serrinha, Tânia Lomes (PSBD) vai fazer uma homenagem às mulheres do seu município no Dia Internacional da Mulher, 8, na Praça Luiz Nogueira. Serrinha tava morta. Não acontecia nada. Tânia tá começando a dar nova vida. O ciclo Ferreirinha-Popó-Zévaldo, Popó-Zévaldo-Ferreirinha, Zévaldo-Ferreirinha-Popó ninguém aguenta mais.
10. Newtão, ex-governador de Minas, voltou a criticar o governador Wagner. Disse que o PMDB está "salgando carne podre na Bahia". Briga de branco. Teve uma época que esse negócio de sal resultou numa briga enorme no governo Nilo Coelho (1989/1990), em comparativos com médicos.
11. No próximo dia 10, será realizada na Câmara Federal uma Sessão Solene, solicitada pelo deputado Federal Nelson Pelegrino, em homenagem à Campanha da Fraternidade 2008, que tem como tema "Fraternidade e Defesa da Vida". A sessão será realizada no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados, às 10h. Pelé quer ficar de bem com a igreja católica de olho em Salvador.
12. Quem também reatou com a CBF foi Pelé, o negão. Ricardo Teixeira deu uma boquinha a ele para fazer relações públicas internacionais visando a Copa do Mundo de Futebol de 2014. Aí perguntaram ao Negão se ele ainda estava espada. Ele respondeu: - Ainda vou chutar bola até os 100 anos. Nem com viagra do Paraguai.
13. A OSID está desembarcando da Prefeitura. Trata-se das Organizações Sociais Irmã Dulce. A Prefeitura está devendo uma baba a OSCID e Maria Rita já avisou que está fora. O negócio da Prefeitura agora com a ONG Cruz Vermelha. Mas, não é aquela Cruz Vermelha Internacional. É outra, muito mais sagaz.
14. Dizem que a decisão da OSCID é desdobramento que o setor teve com o ministro Temporão, em Porto Alegre.
15. Essa é boa: o vice-presidente do PPS, Tiago Martins, garante que não há conflito entre o presidente regional do partido, George Gurgel, e o ex-vereador Miguel Kertzman pela escolha do candidato à Prefeitura de Salvador. Segundo Martins, apesar de ter sido lançado candidato pelo presidente nacional do PPS, Roberto Freire, Gurgel continua sendo o nome do partido para ocupar uma secretaria no governo Jaques Wagner. Né boa? Wagner pode ser tudo, menos doido.
16. Sabe de uma novidade: o PSL também está se organizando para lançar candidato a prefeito de Salvador. A tese de Alcindo da Anunciação, candidato a vereador por este partido, é de que se isso acontecer o PSL faz dois vereadores na capital. Um é ele, óbvio. O outro estaria ligado ao deputado Maurício Trindade.
17. De um leitor da Princesa do Sertão: "A iniciativa do reconhecido professor e jurista Danilo Andreato é um exemplo para todos. Nós que muitas vezes nos quedamos silentes diante dos desrespeitos diários aos mais basilares princípios de convivência em sociedade. A conduta do agente público atacada se afigura claramente ilícita e configura-se totalmente lesiva ao patrimônio público e moral da população da bela Feira de Santana".
18. A prefeitura Moema Gramacho também vai botar seu bloco na rua para homenagear as mulheres, sábado, 8. A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SPM) promove uma caminhada com grupos de dança, idosos, jovens, donas de casa e trabalhadoras levam para as ruas da cidade a reflexão sobre temas como combate à violência, acessibilidade, geração de emprego, superação de barreiras e um chamado para o empoderamento da mulher. Esse é o quarto ano da caminhada. A baixinha não é moleza.
19. A UNIFACS foi a instituição de ensino privado do país que alcançou o melhor resultado na primeira etapa do Exame Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil, realizado em 23 estados. A universidade, que alcançou índice de aprovação de 82,52% entre seus formandos inscritos no exame, ficou em 7º lugar entre instituições públicas e privadas de todo país.
20. Não duvide se o PCdoB promover uma passeata contra a Espanha.