Dá uma espiadinha nas miudinhas.
Construção Civil parada há 11 dias. No Morro do Gato, dengue à vista em obra da Consbat (Foto/BJ)
Foto:
Miudinhas da política, da cidade do Salvador e da Bahia:
1. A série puxasaquismo na Câmara de Vereadores de Salvador não tem limites. Agora, vão conceder a medalha Maria Quitéria a desembargadora chefe do Tribunal de Justiça, Sílva Zarif. A senhora desembargadora tomou posse tem menos de dois meses.
2. Com o cancelamento da visita do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, fica também adiada a entrega do título de cidadão de Salvador. Sine Diae. Diante de tantos rumores com a ONG Cruz Vermelha e os Postos de Saúde da Família da Prefeitura, o ministro retirou sua mão da cumbuca.
3. Diz-se que a ONG Cruz Vermelha seria comandada por José Mattos, ex-diretor da OAS, hoje proprietário da CEEMA e da Quatro Saúde, o qual, já atuou no município de São Francisco do Conde. E tem ligações com Sobreira, o qual, por sua vez é ligado à política.
4. Depois ficam dizendo que Salvador é uma cidade internacional. A Fundação Gregório de Mattos anunciou a programação de aniversário da cidade, 459 anos, com inauguração de dois bustos e um Festival de Acarajés. Onde é mesmo que Bob Dylan vai cantar? Ah! É em São Paulo. tá bom.
5. Console-se: Vânia Abreu apresenta-se neste final de semana no Bahia Café Hall.
6. Diante do ataque aéreo colombiano aos narcotraficantes das FARC em território equatoriano, o chanceler Celso Aurélio de Amorim Garcia declarou que "qualquer violação de território soberano é muito grave. O ônus da explicação cabe à Colômbia." E acrescentou: "Um pedido de desculpa ajudaria a baixar a temperatura da crise." O chanceler, com seu viés pró-chavista e ora esquerdista de plantão no governo Lula, esqueceu-se de pedir ao seu companheiro Rafael Correa, presidente do
Equador, que também apresentasse desculpas ao presidente Uribe, da Colômbia, por homiziar narcotraficantes das FARC em seu território. Ou será que o Equador pode ser valhacouto de bandidos sem ser censurado ou incomodado? E se amanhã a FARC instalar acampamentos no nosso território? Vamos chamar o Chávez?... (Nota transcrita de carta do leitor de O Globo).
7. Basbaquice da melhor qualidade: criar o Dia Nacional Ivete Sangalo. O MMB (Movimento dos Machões Baianos) vai propor o Dia Nacional do Espada (DNdE).
8. Depois da derrubada do Terreiro Onyá Neto vai ser difícil para o atual secretário Gilmar Santiago, quando voltar à planície, pedir votos ao eleitorado.
9. Tá um zum-zum-zum na Assembléia que diante dos métodos utilizados pela oposição, considerados aguerridos demais por setores do governo, que gostariam de uma coisa mais light, e também diante do aceno de uma aliança do DEM + PMDB já agora, em 2088, nal'guns municípios, especula-se uma proposta de uma enxurragas de CPIs para atingir o o ex-governador Paulo Souto.
10. A direção do Vitória tá no caminho certo. Vadão é bom técnico e não deve ser rifrado devido a vontade de alguns radialistas. O time tá na Copa do Brasil e na vice-liderança do Baianão. Ademais, a goleada de 5x2 no Flu mostra fôlego da galera.
11. E o time do Bahia na Copa do Brasil? Que timeco. Os meninos de Padim Ciço, com 10 em campo, levaram a melhor na maior tranquilidade. O goleiro do ICASA chegou a dançar merengue após uma defesa, glosando com a cara dos jogadores do Bahia. E olhe que ainda teve um pênalti de Marconi que o juiz não marcou. Placar moral era 3x2.
12. Trecho da entrevista sacaneta na Revista Metrópole com o deputado Nelson Pelegrino: Metrópole: - É verdade que no Natal o Senhor não coloca o Pinheiro na sala?
NP: - Não, pelo contrário, eu sou um cara cristão. E, como cristão, a gente assume o pinheiro, bola das bolinhas, botas os enfeites, bota as estrelinhas piscando, entendeu? E, no dia seguinte, a gente vai lá pra poder esperar o presente. Então, eu estou esperando até agora o presente do Pinheiro.
13. Para melhor entender a entrevista de Pelegrino, pinheiro é aquela palmeirinha que se usa muito na época natalina nos presépios, etc; e Pinheiro é Walter Pinheiro, deputado federal (PT) seu colega, pré-candidato a prefeito de Salvador, assim como Nelson. Daí, a ansiedade de Pelegrino pelo presente do Pinheiro, o político.
14. No Jardim Apipema tem um trecho onde existem uma agência credenciada do Correios, uma floricultura, uma prestadora de serviços de xerox e cartões e um salão de beleza. Pois dito; segundas, quartas e sextas os ladrões atacam os clientes dessas lojinhas, diariamente, armados de revólveres. Às vezes, mudam de tática e furtam terças, quintas e sábados. Domingo dão folga. O módulo da PM é por mais abaixo.
15. O governo brasileiro deveria retaliar a Espanha. É uma sacanagem que se faz com os brasileiros em Madri, Barcelona e outras portas de entrada naquele país. Quem já foi ao exterior sabe como é. Os agentes da Polícia tratam mal as pessoas, pedem pra mostrar se estão com dinheiro, uma coisa horrosa. No Brasil, são tratados a pão-de-ló.
16. Resumo de Convênio da Ebal publicado no Diário Oficial: convênio de cooperação técnica nº 031/07. Cedente: Município de Itanhém. Objeto: Cessão de Recursos Humanos, para atendimento das necessidades da Ebal no município. Prazo: até 31/12/08.
17. Carlos Soares está sendo empossado como novo secretário de Educação do Município de Salvador nesta tarde. É o quarto ou quinto como titular da pasta.
18. Briga de branco essa entre o ex-governador de Minas Gerais, Newton Cardoso e o governador da Bahia, Jaques Wagner. Só pra lembrar, Niltão (como também é conhecido) é baiano de Brumado e irmão da colunista de A Tarde, Terezinha de Mayo, hoje, Terezinha Muricy, a qual, por sua vez, é amiga da deputada Marizete Pereira, esposa do vice-governador Edmundo Pereira, a quem coloca em sua coluna como a "Irmã Dulce do Sertão".
19. A tradição de Jorge Amado segue na pena do seu filho João Jorge.
20. Lembranças a Elis, o Terrivel, cantor da Bahia.