É a política em movimento na sucessão da Bahia
O deputado João Leão analisa possibilidade de ser o candidato a prefeito em Lauro (Foto/Arq)
Foto:
Aumentou bastante a temperatura da sucessão municipal no município de Lauro de Freitas com aliança entre PMDB e PP, em Salvador, e a ascensão do empresário Antonio Abreu na Secretaria da Habitação, tendo como patronos, os ministros Geddel Vieira Lima, da Integração, e Márcio Fortes, das Cidades, coadjuvados pelos deputados Mário Negromonte e João Leão.
O deputado federal João Leão, e aí é que está o móvel do aumento da temperatura, tem dito a amigos e a deputados em Brasília que, tem analisado a situação política do município de Lauro de Freitas com bastante atenção e, pelo sim; pelo não está pensando em candidatar-se a prefeito, em 2008.
A tese é a seguinte: a prefeita Moema Gramacho (PT) está numa situação confortável no município, bem avaliada política e administrativamente, bem relacionada com os governos federal e estadual, combativa, etc, e sua reeleição se daria com boa chances se o PMDB lançar um candidato, com Dau na cabeça da chapa, e o PP lançar o seu candidato, o deputado estadual Roberto Muniz. Três forças divididas.
Como não há eleição em segundo turno no município e, reconhecidamente por parte da população e do eleitorado, Moema é muito mais vinculada ao presidente Lula e ao governador Wagner do que os dois outros prováveis candidatos, a prefeita se daria melhor no palanque e nas justificativas ao povo, ainda que, hoje, seja a vidraça e perdeu aquele discurso de oposição tão ao gosto popular.
Mas, havendo uma unidade PP/PMDB no município, um na cabeça e outro na vice, aí a situação se tornaria mais difícil para Moema, a qual, enfrentaria um conjunto de forças poderoso. E, ao que tudo indica, esta parece ser a aliança que poderá acontecer em Lauro, com Leão ou Muniz na cabeça da chapa e Dau na vice.
Neste caso, diante das indefinições do PT via sucessão na Executiva Estadual, o partido está paralisado, todos representariam a base do governo Wagner (pelo menos por enquanto) e ficaria de bom tamanho para o PP/PMDB disputar com bastante competitividade.
Como Leão é deputado federal, hierarquicamente acima de Roberto Muniz, e estabeleceu-se essa ponte agora na Prefeitura de Salvador, via Antonio Abreu, tem sentido esse novo desejo de Leão de retornar a Prefeitura de Lauro.