Sepultado deverá ser na cidade de Feira de Santana
O ex-deputado Chico Pinto faleceu nesta tarde de terça-feira, em Salvador (Foto/Arq)
Foto:
Faleceu nesta tarde de terça-feira, 19, no Hospital São Raphael, o ex-deputado Francisco Pinto, político do MDB (hoje PMDB) que fez história no município de Feira de Santana, foi cassado pelos militares do sistema golpista de 1964, e era considerado um dos personagens emblemáticos da resistência ao regime que dominou o Brasil entre 1964 e 1984.
Chico Pinto já estava internado no São Raphael há vários meses tentando se recuperar de um câncer de intestino. Durante sua permanência no hospital recebeu dezenas de ex-companheiros de luta em defesa da democracia, deu depoimentos ao jornalista Cláudio Leal, hoje no Terra Magazine, e conversou longamento com amigos da velha guarda.
O ex-deputado afastou-se da política desde final da década de 1990, desencantando com os rumos que os políticos e o Congresso Nacional havia tomado, e vivia recluso entre Feira de Santana, sua terra do coração e onde começou para a política na década de 1960, e Salvador, onde residia hoje uma parte dos seus amigos.
Alguns contemporâneos de Chico no Congresso Nacional e que se encontram em Salvador, neste momento, estão se deslocando para o bairro de Pau da Lima onde se situa o Hospital São Raphael. Chico foi contemporâneo de Waldir Pires, Domingos Leonelli, Haroldo Lima, Colbert Martins (já falecido), Fernando Santana, Virgildásio Sena, entre outros.