Sucessão em Itabuna pega fogo
Mensagem: Caro jornalista: Considerando a importância do sei site e a sua credibilidade entre a categoria jornalística e no meio político, peço sua consideração e análise ao que exponho a seguir. Estou enviando um link para a entrevista dada pelo ex-apresentador Ricardo Bacelar, do programa Alerta Total, da TV Cabrália, Itabuna (ligada à Igreja Universal), da qual destaco um trecho em que o radialista faz uma declaração que considerei grave, acerca do uso de recursos do Ministério da Integração para ajudar a cacifar a candidatura do deputado Capitão Fábio a prefeito de Itabuna.
Das afirmações do ex-apresentador (que é filiado ao PSB e teria sido demitido por pressão da IURD para que desligasse do partido e apoiasse os candidatos da igreja) pode-se tirar três conclusões, no mínimo:
1. A pior, na qual eu não creio: verbas do Ministério da Integração estariam sendo usadas para cooptar apoios em todo o estado;
2. O pré-candidato Capitão Fábio recebeu uma autorização do ministro Geddel Vieira Lima para oferecer patrocínios do ministério em troca de apoio à sua pretensão de ser prefeito de Itabuna;
3. Ou o pré-candidato faz isso sem o conhecimento e o consentimento do ministro, no chamado "limite da irresponsabilidade", hipótese que acho mais provável, em um gesto questionável do ponto de vista ético e pouco inteligente do ponto de vista das estratégias político-eleitorais.
Claro que você pode considerar que o assunto não merece publicação, mas, com a responsabilidade que sei que você tem com o jornalismo sério e da sua preocupação com a ética na política, tenho certeza que as declarações do ex-apresentador Ricardo Bacelar, são, no mínimo, chocantes. (Carloe Nepomuceno)
PARTE DA
ENTREVISTA
DdS - Que outros tipos de pressão política o Sr. sofreu quando estava à frente do Alerta Total?
Ricardo - Eu não poderia falar de nenhum candidato ou pré-candidato e só poderia entrevistar aqueles pré-candidatos que fossem interessantes para a emissora. Ou seja, antes de uma possível entrevista, que eles tivessem uma conversa com o diretor. Eu participava dessas conversas também, em que ele tentava acordos.
DdS - Acordos financeiros?
Ricardo - Também financeiros e eu ficava surpreendido como é que ele tentava esses acordos, uma vez que o PRB é um partido ligado à TV Cabrália. O diretor sempre dizia nas reuniões com a redação que não queria nenhum profissional do jornalismo envolvido com política, nem com nenhum político. Eu sabia que essas afirmações eram diretamente pra mim, coisa que ele não podia fazer diretamente porque seria uma espécie de assédio moral. Mas, ainda assim, ele chegava a declarar que o candidato da TV Cabrália é o Pastor Francisco, o candidato da Igreja Universal, candidato a vereador.
DdS - Que pré-candidatos já participaram dessas reuniões que o Sr. presenciou?
Ricardo - Pré-candidatos a prefeito como Roberto Barbosa, do PP, e o último que nós tivemos contato, e foi fora da empresa, foi com o prefeiturável Capitão Fábio. Fui convidado a ser vice na chapa dele e naquele momento eu recusei a proposta, uma vez que sigo a orientação de um partido. O Capitão, em contrapartida, estaria oferecendo uma ajuda financeira via Ministério da Integração Nacional, inclusive ficou marcada uma reunião com o Ministro Geddel Vieira, em Salvador, e eu garanti ali que não iria participar dessa reunião e que não tinha nenhum interesse em apoiar Capitão Fábio nem qualquer outro pré-candidato no momento. A reunião não aconteceu.
DdS - Essa ajuda financeira a que o Sr. se refere seria dada à emissora após a entrevista do Capitão Fábio?
Ricardo - Ele chegou a dar entrevista porque foi simpático ao diretor da empresa, mas numa segunda conversa que tivemos fora da empresa o diretor disse que precisava sustentar a emissora. Portanto, ele (Fábio) teria que dar um suporte financeiro, se quisesse em troca um apoio da emissora. Eu fiquei surpreendido porque ele falava tanto em grupo, falava tanto em rede e parecia ser uma decisão isolada.
Link para a entrevista: http://www.portalmix.com.br/diariodosulpub/ntdiariodosul.php?subaction=showfull&id=1200719452&archive=&start_from=&ucat=31&