Política

HOSPITAL MATERNIDADE JOSÉ MARIA DE MAGALHÃES É O MAIOR DO NORDESTE

Faltaram informações para o governador Wagner
| 16/01/2008 às 16:01
  A entrevista do governador Jaques Wagner na Rádio Metrópole nesta quarta-feira, 16, já provoca a primeira polêmica.

  Uma alta fonte do Democratas diz que o governador, ao se referir a um provável hospital que seu governo irá construir no Subúrbio Ferroviário de Salvador, anotando que o faz 18 anos depois de um governante baiano ter feito um hospital geral novo na capital, teria levado Wagner a se esquecer do Hospital Maternidade José Maria de Magalhães, inaugurado por seu antecessor, Paulo Souto, em Pau Miúdo.

   O Hospital Maternidade de Pau Miúdo, bairro da zona Oste de Salvador, é considerado o maior do Norte e Nordeste do País e possui 230 leitos, inclusive leitos de UTI, erguido numa área de 16 mil metros quadrados. Além disso, na época do governo PS foram construidos três hospitais gerais de base em Ribeira do Pombal, Alagoinhas e Barreiras.

   Ainda segundo essa mesma fonte, o governador está alardeando sobre o Hospital do Subúrbio quando ainda não existe sequer o projeto e, recentemente (último dia 19 de dezembro/2007) foi a Feira de Santana inaugurar 60 leitos no Hospital Colônia Lopes Rodrigues, anexo ao Clériston Andrade, mas, hoje, apenas 12 desses leitos funcionam.

   O anexo foi condenado pela Vigilância Sanitária do próprio Estado e não existem no local climatização, recursos humanos, médicos plantonistas, recursos de diagnósticos e fontes de oxigênio na maioria dos leitos. Em caso de emergência para um paciente neste local é preciso ser levado por um maqueiro numa distância entre 100 e 200 metros a céu aberto.

   Sobre a unidade de Nefrologia do Ana Neri, também uma referência do governador, das 12 máquinas colocadas na hemodiálise apenas 3 estão em funcionamento e foram adquiridas no governo César Borges, em 2002.