Através da Agecom, o governo anunciou por volta das 20h10min, que o governador Jaques Wagner vai instalar o Conselho Político nesta sexta-feira, 14, às 10h, na governadoria.
O conselho terá caráter consultivo e se reunirá mensalmente sob a coordenação do secretário de Relações Institucionais, Rui Costa. Na primeira reunião vai discutir os 12 meses de administração do governo Wagner. O conselho será composto por um representante de cada partido da base aliada, pelo presidente da Assembléia Legislativa, deputado Marcelo Nilo, líderes de bancada do legislativo baiano e pelo coordenador da bancada baiana na Câmara Federal, deputado Walter Pinheiro. Até esse parágrafo é a informação básica da Agecom.
COMENTÁRIO E INFORMES EXTRA-OFICIAIS
Por essa informação, significa dizer que o Conselho terá dois representantes do PSDB, o presidente Marcelo Nilo e mais um outro, o qual, certamente será o presidente regional do partido na Bahia, Antonio Imbassahy.
A expectativa agora é saber qual será o representante do PR no Conselho uma vez que o presidente deste partido na Bahia, senador César Borges, votou contra a prorrogação da CPMF e o governador Wagner considerou sua atitude um "desserviço" à Bahia. Poderá ser o deputado federal José Carlos Araújo.
Os nomes do PT já foram anunciados: secretário Rui Costa, os líderes na AL, Waldenor Pereira e Zé das Virgens, e o deputado federal Walter Pinheiro.
É também grande a expectativa para se saber qual será o representante do PMDB, se o presidente regional do partido na Bahia, Lúcio Vieira Lima, um deputado federal ou o prefeito João Henrique.
Nos bastidores, se comenta que o PSB será representado pela deputada-federal Lídice da Mata; o PCdoB pelo deputado federal Daniel Almeida; o PP pelo deputado federal Mário Negromonte.
|