Política

ASSEMBLÉIA VOTA NOME DE ZILTON, MAS DEPUTADOS DESCONFIAM DO PAINEL

O nome de Zilton deverá ser aprovado pela AL ainda hoje
| 30/10/2007 às 17:02
  Está em curso no plenário da Assembléia Legislativa, a ordem do dia para a aprovação do nome do deputado Zilton Rocha (PT), para vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em substituição do conselheiro Urcisino Queiroz, recentemente falecido.

  Com é do conhecimento público, o nome de Zilton enfrentou resistência na sua própria bancada, porém, numa manobra da Mesa Diretora da Casa, atropelou-se o processo de disputa e a democracia, e esta decidiu com base numa interpretação duvidosa do regimento interno, que Zilton seria candidato único.

  Ainda assim, o que se presencia na AL, neste momento, é um certo temor dos governistas em não conseguir 32 votos (maioria absoluta) no voto secreto. Persiste, ainda, a dúvida se a votação se dará pelo painel eletrônico ou com cédulas em papel. Para que os governistas se mantivessem unidos, a sessão ordinária caiu, graças a uma manobra feita pelo líder do governo, deputado Waldenor Pereira. 

  Passou-se, assim, sem maiores delongas, a sessão extraordinária com a Ordem do dia (aprovação do nome de Zilton) entrando quase imediatamente na pauta. Às 16h20min, a matéria já estava na Ordem do dia.

  A oposição atesta que o painel eletrônico da AL está expondo a senha dos deputados, fato que aconteceu com o deputado Paulo Azi, na semana passada, e isso não pode acontecer. Daí que o líder da oposição, Gildásio Penedo, já anunciou que o painel é violável e, portanto, o melhor seria usar a cédula.

  ZILTON ROCHA

   Quando a honradez e o caráter do deputado Zilton Rocha trata-se de uma unanimidade. Deputados da situação, do bloco independente e da oposição, atestam que Zilton é um professor e deputado, há 9 anos na AL, de comportamento irretocável.

   Agora, quanto a disputa, o deputado Heraldo Rocha (DEM) diz que a presidência da Mesa tem que funcionar como magistrado e não se utilizando de rolo compressor. Para o deputado Luiz Augusto (PP), nós queríamos o debate, mas, a Mesa não deixou. "Ficamos sem poder de opiniar e isso é ruim para a AL" e até o painel eletrônico está viciado.

   De sua parte, Zilton foi a tribuna e disse que está muito satisfeito com a solução final encontrada pela AL, porém, destacou que ficaria ainda mais satisfeito se conseguir os votos das três bancadas para sua aprovação.
 
   Proposta, aliás, também referendada pelos deputados Bira Coroa (PT) e Zé das Virgens (PT), embora, este último tenha derrapado no discurso ao dizer que, "finalmente a AL vai conseguir emplacar um deputado com mandato para o TCE".

   A rigor, outros deputados já conseguiram isso em tempos pretéritos e sem esse alvoroço que está causando o caso Zilton. Só para lembrar a Zé das Virgens, segue alguns nomes de deputados eleitos para os tribunas de contas: Plínio Carneiro da Silva, Clemanceau Teixeira, Honorato Viana, Augusto Matias, Vilobaldo Freitas, Carlos Araújo e outros.