A participação no PDDU também foi cobrada pelos moradores do Caminho das Árvores que compareceram ao Plenário e a secretária de Planejamento, Kátia Carmelo, foi criticada. "Foi lamentável a postura da secretária nas audiências públicas. Ela não nos deu a oportunidade e opinar", afirmou Marina Carvalho.
A Derrubada de árvores, o aumento do trânsito e os desentendimentos entre os moradores, para Marina, serão as conseqüências da implantação de casas comerciais neste bairro.
"O prefeito João Henrique, mesmo sabendo dos impedimentos, e dos muitos outros apelos dos moradores para que o Plano Diretor considerasse o Termo de Acordo e Compromisso e a referida Lei em vigor, bem como um abaixo-assinado com a maioria absoluta dos moradores, permitiu à SEPLAM a inclusão do comércio em três Alamedas e em uma rua, contra tudo e contra todos", disse.
MANEIRA COLETIVA
Segundo presidente da Comissão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, o vereador José Carlos Fernandes (PSDB), o calendário de tramitação do PDDU na Câmara, que deveria ser feito de uma maneira coletiva, foi construído de modo arbitrário pelo presidente Valdenor Cardoso.
"É uma vergonha. Ele atropelou a Comissão de Planejamento Urbano e os vereadores. Isso demonstra que ele não está disposto a abrir a discussão do PDDU para toda a cidade. Nós queremos efetivamente discutir com toda a cidade o seu Plano Diretor", falou o tucano.
Valdenor se defendeu dizendo que vai ignorar o pedido de urgência para que o projeto possa ser devidamente debatido. "O PDDU não tem prazo para a votação. Ele só será votado quando toda a população estiver esclarecida. Vamos fazer debates para que todos os pontos do Plano estejam claros", garantiu.
Inconformados com a maneira que foi feito o calendário de tramitação do projeto, todos os dez vereadores presidentes das comissões na Câmara, convocaram uma reunião com os representantes das comissões, para o dia 11 de outubro, às 9h, no auditório do Edifício Bahia Center, com o objetivo de discutir a tramitação do projeto. (Repórter - Marivaldo Filho)