Política

PREFEITO JOÃO HENRIQUE INAUGURA ILUMINAÇÃO CÊNICA NO FORTE DO MAR

Sobrou para Imbassahy, Lídice, Fernando José e Mário Kértész
| 21/09/2007 às 17:24

  Referência histórica da Baía de Todos os Santos, o Forte São Marcelo (ou do Mar) ganhou na última quinta-feira (20) um sistema de iluminação elétrica e cênica, fruto de parceria entre a Prefeitura de Salvador e o governo do Estado.

   O prefeito João Henrique, o governador Jaques Wagner e os secretários Fábio Mota (Serviços Públicos) e  Batista Neves (Infra-Estrutura) descerraram a placa de inauguração. O Forte São Marcelo foi reformado e revitalizado pela atual administração do prefeito João Henrique, ganhando, inclusive, prêmio da Editora Abril como a melhor obra de restauro do Brasil em 2006, concedido pelo Guia de Turismo Quatro Rodas.


   Depois das obras de revitalização, realizadas pela Prefeitura e aberto para visitação pública, o forte estava sendo iluminado por um gerador que gastava até cinco mil litros de óleo diesel por mês. Agora, o governo do Estado investiu R$154 mil e a Prefeitura outros R$280 mil, obra executada pela Coelba e que atendeu a todas as exigências do IPHAN - Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.


   O prefeito disse ainda que "muitos foram os prefeitos que, sentados em seu gabinete no Palácio Thomé de Souza, olhavam o forte abandonado na baía" e que, dessa mesma observação, teve "a coragem de realizar essa tão importante obra, pois a história do Brasil passa por aqui", lembrando a prisão e a fuga do líder da Guerra dos Farrapos no Rio Grande Sul, Bento Gonçalves.

  "Para o prefeito João Henrique, a nova iluminação cênica vai tornar a fortaleza mais um atrativo na cidade, à noite. Para ele, é um dever do administrador público "preservar todas as peças que formam o nosso rico e belo patrimônio histórico e artístico".