A reunião do colegiado começou por volta das 21h, depois de um dia intenso de discussão na Casa. Quintanilha assume o lugar de Sibá Machado (PT-AC), que renunciou ao cargo na noite de terça-feira.
A eleição de Quintanilha significa uma vitória para Calheiros, que é acusado de ter contas pessoais pagas pelo lobista Caludio Gontijo, da empreiteira Mendes Júnior. O Conselho investiga se o presidente tem condições financeiras de pagar pensão à jornalista Mônica Veloso, com quem tem uma filha de 3 anos.
Apesar de ser aliado, Quintanilha afirmou que trabalhará para buscar a verdade e apurar os fatos e denúncias contra Calheiros. "Pretendo manter o compromisso com a verdade. Pretendo estabelecer um comportamento estritamente baseado no regimento e Constituição.
E espero poder contar com a contribuição de todos para resgatar a credibilidade desse Conselho e do Senado", disse o novo presidente.
Sobre a sua escolha para a relatoria, o pemedebsita afirmou: "Indico Casagrande pelo trabalho que vem desempenhando, sem desmerecer o trabalho dos outros senadores".
Redação Terra