Política

ANUNCIADA FRENTE PARLAMENTAR MUNICIPAL PARA DEFENDER CONTRIBUINTE

A iniciativa é do presidente da Câmara, Valdenor Cardoso.
| 24/05/2007 às 18:43
   Salvador vai ganhar uma frente municipal parlamentar em defesa dos contribuintes. A iniciativa é do presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Valdenor Cardoso (PTC), que já começou a arregimentar políticos de todos os partidos para formatar a frente dos contribuintes cujo objetivo principal será o de fiscalizar e cobrar das autoridades a aplicação correta e transparente dos recursos arrecadados através dos impostos.

   "Já estamos em contato com o presidente do Instituto de Estudos dos Direitos do Contribuinte, Edison Siqueira, que está colocando à nossa disposição todos os estudos e teses já elaboradas sobre o assunto para que nos sirva de embasamento para a nossa frente municipal parlamentar", disse Valdenor, que também vem mantendo contato com senadores e deputados que já integram a Frente Nacional Parlamentar em Defesa dos Contribuintes.

   Hoje, por exemplo, numa sessão solene na Câmara dos Deputados, será instituído o Dia Nacional do Contribuinte. "O dia 25 de maio", diz Edison Siqueira, "foi escolhido propositalmente porque marca exatamente a quantidade de dias no ano que o brasileiro trabalha só para pagar os impostos. São 145 dias". Ele ressalta que o problema maior não é carga tributária - o Brasil está entre os 20 países com maior carga de imposto - "mas sim na má aplicação desse dinheiro arrecadado e a forma como ele é recolhido, de forma antecipada".

    Segundo Valdenor, a aceitação por partes dos políticos em relação à criação da frente municipal parlamentar dos direitos do contribuinte tem sido grande. "Todos têm a consciência de que é necessária uma reforma tributária séria no país e que a sociedade tenha o direito de saber e até de interferir na aplicação daquilo que se paga como imposto. Antes de tudo, transparência", disse o vereador.