Deputado Marcos Medrado (PDT), diz que tem apoio do ministro Lupi, do Trabalho, para criar Zona Franca
Em debate realizado esta manhã na rádio Nova Salvador FM, entre os deputados federais Marcos Medrado (PDT), Nelson Pelegrino (PT), o prefeito de Camaçari, Luis Caetano, e o presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Valdenor Cardoso, o deputado Medrado voltou a defender a criação de uma Zona Franca no Subúrbio Ferroviário de Salvador.
A idéia é implantar numa área do subúrbio equipamentos que possam gerar emprego e renda, desde unidades industriais não poluentes a empresas de serviços e de cultura e lazer, oferecendo-lhe infra-estrutura e ISS diferenciados, para atrair novos empreendedores, os quais, hoje em dia, se deslocam de Salvador para se instalarem em municípios integrantes da RMS.
Medrado salientou que contará com a sensibilidade do prefeito João Henrique para instalar esse projeto, já levou ao conhecimento do ministro do Trabalho, Carlois Lupi, de quem recebeu total apoio, e espera que o governador Jaques Wagner se incorpore à execução dessa Zona Franca.
PARQUE TECNOLÓGICO
Já o deputado Nelson Pelegrino defendeu a instalação urgente do Parque Tecnológico, em Salvador, a exemplo do que acontece em Recife com seu Pólo de Informática, agregado ou ampliando a estrutura do Cimatec, da Fieb, com apoios da Petrobras e da UFBA.
Pelegrino destaca que tem conversado com o presidente da Petrobrás, Sérgio Gabrieli, para que a empresa instale um centro de excelência na Bahia.
MICRO EMPRESAS
O prefeito de Camaçari, de sua parte, destacou que o governador Wagner tem dado apoio ao seu governo, porém, não pode perder o time da gestão.
Anunciou que Camaçari vai implementar uma Lei Geral das Micro e Pequenas
Empresas, complementar a lei federal, no sentido de incentivar a instalação e disseminação de empreendedores no seu município. Vai fazer, também, um projeto piloto com 1.000 mulheres que recebem bolsa família, no sentido de que se tornem agentes de produtividade em algumas áreas.
PENSAMENTO ÚNICO
Para o vereador Valdenor Cardoso, que está trabalhando na implantação do Parlamento Metropolitano todas essas idéias se encaixam na perspectiva de se discutir a RMS dentro de um contexto de pensamento único.