Prefeito quer colocar no colo do governador Wagner seu futuro político
Prefeito João Henrique durante cortejo da Lavagem do Bonfim, este ano (Foto:ABJ)
Foto:
Numa jogada bem pensada politicamente, o prefeito João Henrique colocou no colo do governador Jacques Wagner (PT) o seu futuro político.
Pediu ao governador, preferencialmente, para deixar o PDT e ingressar no PT. E, numa segunda opção (ou plano B) ir para o PMDB, controlado na Bahia pelo ministro Geddel Vieira Lima.
O governador Wagner não disse nem sim; nem não. Astuto, conhecedor da política local e da atual fragilidade política do prefeito, confidenciou que remeteria seu pedido ao diretório do partido em Salvador.
Como se sabe, o diretório municipal do PT tem controle do deputado Nelson Pelegrino, o qual, já anunciou que está conversando muito com o governador sobre Salvador e, embora não diga de pública que deseja disputar, mais uma vez, o pleito para prefeito, em 2008, está candidatíssimo.
Daí que, em tese, o ingresso do prefeito no PT terá esse obstáculo pela frente, além do desejo do deputado Walter Pinheiro, coordenador da bancada baiana, também candidatíssimo a prefeito.
Quanto ao PMDB dificilmente o ministro Geddel acolherá João Henrique sem uma conversa com Wagner.
De toda sorte, o prefeito, mais uma vez, organizou uma grande jogada política. Agora, resta saber se dará certo ou não.
O prefeito vai a Brasília nesta quarta-feira, 18, e a primeira audiência será com o ministro Geddel Vieira Lima. O assunto é a cidade do Salvador, mas, a conversa política estará também em pauta.