Wilson Falcão era recordista de mandatos paralmentares
A Câmara Municipal de Feira de Santana homenageia o ex-deputado federal, Wilson Falcão, falecido esta madrugada, com um minuto de silêncio, luto oficial de três dias e a suspensão da sessão de hoje.
Wilson Falcão começou sua carreira política com vereador e foi político recordista de mandatos eletivos da Princesa do Sertão.
Vereador, por dois mandatos, no período de 1951 a 1959, foi reeleito para o segundo mandato como o candidato mais votado, com 1.151 votos. Cumpriu seis mandatos de deputado federal e, antes, foi também deputado estadual. Portanto, ocupou cargos eletivos por nove vezes.
O ex-parlamentar, de tradicional família feirense, o jornalista e historiador político Adilson Simas lembra que a família de Wilson Falcão sempre se destacou na vida política de Feira de Santana. Seu pai, João Marinho Falcão, um dos mais fortes empresários do município, foi vereador na década de 30 e prefeito na de 50.
Newton Falcão, irmão, foi prefeito na década de 1970, enquanto Manezinho Falcão, outro irmão, na mesma década, foi vereador e presidente da Câmara Municipal. Por várias vezes, substituiu o prefeito João Durval Carneiro, quando este viajava para defender interesses do município.
O jornalista frisa que naquela época não existia a figura do vice-prefeito. Adilson Simas lembra, ainda, que o atual prefeito de Amélia Rodrigues, Paulo Falcão, cumprindo o segundo mandato, é filho do ex-deputado.
Além disso, dois sobrinhos de Wilson Falcão, Junior Falcão e outro também chamado Wilson Falcão, foram vereadores. O ex-deputado também era cunhado do ex-governador e ex-senador do estado de Sergipe, Lourival Batista.