Para o vereador José Carlos Fernandes (PSDB), nada explica a morte dos urubus que comeram os peixes que teriam morrido asfixiados por causa da Maré Vermelha. Ele acha que o fenômeno natural pode ter acontecido, mas que essa não é a única causa da mortandade.
Segundo Fernandes, se o CRA e a Embasa fizesse um monitoramento mais constante da Baía de Todos os Santos uma tragédia como essa poderia ser evitada. O vereador também cobrou mais agilidade para atender e cadastrar os pescadores e marisqueiros que sofreram as conseqüências do desastre ambiental.
A vereadora Aladilce Souza (PC do B) concordou que essa mortandade ainda precisa ser apurada, disse que devemos desconfiar de todas as verdades até então divulgadas, mas que o fenômeno da Maré Vermelha foi confirmado por vários especialistas. "Vários cientistas conceituados pesquisaram e confirmaram a Maré Vermelha. Disso eu não tenho dúvida. O que precisamos realmente é apurar as responsabilidades e esclarecer esse crime ambiental", afirmou a vereadora.