O Ministério Público da Bahia já identificou oficialmente os primeiros casos de nepotismo no governo estadual. Foram enviados ofícios solicitando explicações de três dirigentes que nomearam parentes para cargos de direta subordinação. As pessoas identificadas até agora, todas são da área de Saúde.
A médica Lorene Pinto nomeada como superintendente da Suvisa - Superintendência de Vigilância à Saúde - na SESAB - indicou a Carla Pinto, sua irmã, para administrar o orçamento da vigilância sanitária estadual e o seu cunhado, Gilmar Bezerra para chefe de transportes da Vigilância Epidemiológica do estado, onde se concentra a maior parte dos veículos que servem a SESAB. Todos dois cargos subordinados a sua superintendência.
Médico Abelardo Meneses, integrante do PC do B, nomeado diretor da Rede Hospitalar da SESAB, que nomeou a sua esposa médica Ceuci Nunes como Diretora do Hospital Couto Maia. O cargo é diretamente subordinado à sua Diretoria.
Dr. Fernando Vasconcelos, nomeado para uma das diretorias da SESAB, imediatamente indicou a sua própria esposa, Dra. Dorilda, como diretora do Hospital Geral de Camaçari. Cabe lembrar que doutor Fernando é irmão de Newton Vasconcelos, atual Secretário de Trabalho e Esportes, na cota do PC do B.
Certamente, em pouco tempo, o Ministério Público fará novos ofícios pedindo explicações, já que muitos outros casos vêm sendo denunciados em diversas secretarias, casos como:
O Subsecretário da Fazenda, João Batista, que teve sua esposa, Elizabeth, economiária da Caixa Econômica, nomeada diretora do Fundo de Orçamento do Fundo Estadual de Saúde;
O secretário de Planejamento, Ronaldo Lobato, cuja esposa, conhecida Ana Luísa Menezes foi nomeada assessora especial do gabinete da SESAB, à disposição da Fundação Hemoba;
O Secretário de Turismo, Domingos Leonelli, cuja irmã, Vera Leonelli foi nomeada assessora especial da Secretaria da Justiça e Direitos Humanos;
A diretora médica do Hospital Clériston Andrade, Tânia Holts, que nomeou como coordenadores de ortopedia e cirurgia os seus dois filhos médicos.