Política

STEPHANES ASSUMIRÁ AGRICULTURA E FRANKLIN MARTINS A COMUNICAÇÃO

É o Brasil do presidente Lula da Silva
| 22/03/2007 às 23:14

  O deputado Reinhold Stephanes (PMDB-PR) aceitou o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar o Ministério da Agricultura, e o jornalista Franklin Martins será também ministro para ocupar a área da Comunicação Social do Governo.

  

 Em companhia do presidente do PMDB, Michel Temer, e do líder da bancada do partido na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), Stephanes se encontrou nesta tarde por cerca de uma hora com o presidente. Franklin Martins também esteve em conversa com o presidente Lula.


  A posse de Stephanes e de Walfrido Mares Guia, nas Relações Institucionais, e de Marta Suplicy, no Turismo, serão realizada nesta sexta-feira segundo informou a assessoria de imprensa da Presidência. A de Franklin Martins ainda não foi confirmada, oficialmente.


  Stephanes foi ministro da Previdência dos governos Fernando Collor (1990-1992) e Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e surgiu como o mais forte candidato à pasta da Agricultura depois de Odílio Balbinotti (PMDB-PR) desistir da indicação para o cargo.


 Balbinotti chegou a ser convidado por Lula, mas viu aumentar a pressão contrária a ele depois que surgiram detalhes dos processos aos quais responde no Supremo Tribunal Federal (STF).


 

  A indicação de Reinhold Stephanes para a Agricultura foi criticada por integrantes da bancada ligada aos produtores rurais e pelo governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PR). Para eles, o deputado não tem vínculos com o setor e preferiam um representante do agronegócio, como a nomeação dos peemedebistas Waldir Colato (ES), Waldemir Moka (MS).

  Já Franklin Martins foi demitido da Rede Globo porque se beneficiava do prestígio da emissora para nomear paretens no governo.