Secretário de Administração não gostou do edital
Até hoje, a SESAB não publicou edital em A Tarde para contratar médicos p/ REDA (F/G)
Foto:
O deputado federal Osmar Terra (PMDB/RS), vinculado ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão, venceu a eleição para o Conselho Nacional de Secretários de Saúde - CONAE - contra o secretário de Saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla, por 17 votos a 10 votos. Com essa decisão a Bahia vai ficar fora da Comissão Tripartite que negocia verbas do SUS com o estados, cedendo lugar para Sergipe Ceará, novos representantes do Nordeste brasileiro.
O secretário Jorge Solla foi aconselhado por colegas de outros estados a retirar sua candidatura, mas, disse que não faria porque se tratava de uma missão partidária (leia-se PT) que havia perdido a liderança no CONAE desde que o ministro Humberto Costa foi afastado do Ministério da Saúde. Há informes, não oficiais, mas, que circularam nos meios políticos esta tarde dando conta de que o governador Jacques Wagner teria ligado para seus colegas no Espírito Santo e Ceará pedindo apoio para eleição de Solla.
ENFRENTAMENTO
A rigor, Solla enfrentou o candidato do ministro José Gomes Temporão que já havia exercido a mesma função de Solla no Ministério da Saúde, onde demitiu auxiliares nomeados pelo atual secretário da Saúde baiano e cancelou algumas portarias.
Sabe-se, ainda, que Osmar Terra tentou fazer um acordo com Solla para que esse retirasse sua candidatura e tivesse assento na Comissão Tripartite, mas, Solla entendendo que havia possibilidade de vitória em sua eleição não cedeu ao acordo e foi para as urnas, sendo derrotado por 17 a 10, portanto, com uma margem surpreendente de votos.