A Câmara dos Deputados arquivou na noite de ontem a CPI do Apagão. Os deputados votaram em plenário o recurso do PT contra instalação da comissão: 308 votos a favor e 141 contra o recurso.
Pelo acordo, a oposição desistiu dos requerimentos protelatórios e a discussão da matéria foi feita por três deputados favoráveis e três contrários à CPI.
Chinaglia abriu às 19h a sessão extraordinária destinada a votar o recurso. Os deputados haviam suspendido a instalação da Comissão no último dia 8, por 261 votos contra 46, ao aprovar um pedido do líder do PT, deputado Luiz Sérgio (RJ).
Ele formulou uma questão de ordem contra a decisão de Chinaglia de criar a CPI. Como a questão foi negada, Luiz Sérgio recorreu à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), que aprovou ontem o recurso.
Desde o dia 8, os partidos de oposição (PFL, PSDB e PPS) têm obstruído os trabalhos do plenário e das comissões permanentes como protesto pela suspensão da CPI. Ainda resta aos oposicionistas aguardar pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que julga nos próximos dias um pedido de liminar para a instalação da Comissão na Câmara