O PMDB já tem dois nomes para substituir Odílio Balbinotti (PMDB/PR), o qual, com vários processos nas costas desistiu de sua nomeação para ser ministro da Agricultura. Os novos nomes são Valdemir Mora (MS) e Reinhold Stephanes (PR) velho burocrata que já foi ministro da Previdência.
As chances de Walter Pinheiro (PT/BA) assumir esta pasta é remotada.
- Basicamente são esses nomes - destacou o presidente do PMDB, Michel Temer, explicando que os deputados Eunício Oliveira (CE), outro cotado para tudo, e Tadeu Filipelli (DF) também estão sendo avaliados como opções para o presidente Lula avaliar.
Moka despontaria como favorito. Com trânsito na bancada do PMDB e entre os deputados da chamada bancada ruralista, o sul-mato-grossense já presidiu a Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados e já recebeu manifestações de apoio da Confederação Nacional da Agricultura.
Stephanes corre por fora para voltar à Esplanada dos Ministérios. Ele foi titular da pasta da Previdência durante o governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).
Na República lulista tudo é possível. O PT da Bahia gostaria muito que a pasta fosse ocupada pelo deputado Walter Pinheiro.