Política

INFORME JB: ALELUIA E SOUTO ESTARIAM CONVERSANDO COM O PSDB NACIONAL

O PFL na Bahia está paralisado
| 17/03/2007 às 11:23
  O Informe JB de hoje dá um novo sinal apontando que o deputado José Carlos Aleluia e o ex-governador Paulo Souto estariam se transferindo para o ninho tucano, e conversando com a cúpula nacional desse partido, hoje, tendo como presidente na Bahia, o ex-prefeito de Salvador, Antonio Imbassahy.
  
   Essa não é uma informação nova, mas, contém ingrediente novo na medida em que, tem-se como favas contadas a eleição do deputado Rodrigo Maia, filho do prefeito do Rio, César Maia, para presidente do PFL nacional em substituição a Jorge Borhausen. É provável que vitorioso Maia (e derrotado Aleluia se for ao embate) a notícia sobre a transferência dos soutistas para o PSDB se torne, portanto, atualíssima.

  Ademais, no plano local perdura um impasse em relação a substituição de Francisco Benjamin, na presidência do PFL/BA. Esse assunto foi bastante comentando durante a última campanha para governador, aprofundou-se e chegou à mida com a derrota de Paulo Souto para Jacques Wagner, mas, parece que entrou de vez em banho Maria, na medida em que não há consenso sobre qual nome seria o novo presidente.

  Comenta-se que o grupo carlista teria posto à mesa o nome do deputado Luís Carreira, mas, os soutistas torceram os narizes. De sua parte, os soutistas colocaram no taboleiro o nome de José Carlos Aleluia, acontecendo o mesmo com os carlistas: narizes retorcidos. Surgiu um tercius na parada, o senador César Borges, mas, ao que tudo indica não houve evolução nas conversas e o impasse continua.

  Com impasse aqui; e provável vitória de Rodrigo Maia em nível nacional, o Informe JB reesquenta a notícia hoje em sua coluna dando conta da preferência dos soutistas pelo ninho tucano. Essa, aliás, uma velha história que já causou uma ciumeira enorme, desde o tempo de FHC e sua conversa com o então governador Paulo Souto.

  Até setembro próximo deverão sair esta e outras decisões, ainda que, ninguém saiba se os soutistas ficarão no PFL ou se irão para o PSDB. Tudo é possível.