Balbinotti foi vencido pelo desgaste que sucedeu o seu anúncio. O deputado responde a dois processos no STF (Supremo Tribunal Federal). Em um deles, é acusado de falsidade ideológica e falsificação de documento público.
Hoje, após a divulgação de informações que o deputado teria usado ex-funcionários de uma de suas empresas como "laranjas" em uma operação financeira com o Banco do Brasil, caciques do partido começaram a defender, nos bastidores, sua desistência.
Peço que comuniquem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que retire meu nome do rol de indicados para ocupar o cargo de Ministro da Agricultura pelo PMDB. Agradeço a honrosa lembrança do presidente da República, aos companheiros de bancada e a todos o que apoiaram nessa indicação.
Continuarei trabalhando pela agricultura do meu País, como parlamentar e como agricultor, profissão da qual muito me orgulho. Sobre os fatos levantados pela imprensa, não serei vil, responderei a todos e os esclarecerei como tenho feito em toda minha vida, que sempre foi pautada de total transparência.
Grande abraço
Odílio Balbinoti