Política

DEPUTADO BALBINOTTI, PROCESSADO, DESISTE DO MINISTÉRIO AGRICULTURA

No momento, o deputado Walter Pinheiro, do PT/BA está nos Estados Unidos
| 17/03/2007 às 17:23
 O deputado federal Odílio Balbinotti (PMDB-PR) anunciou à cúpula do PMDB neste sábado que não assumirá o Ministério do Desenvolvimento Agrário no segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ainda não se sabe, mas, cresce novamente a chance do deputado Walter Pinheiro (PT/BA) se Lula desconsiderar que a vaga pertence ao PMDB. 

 Balbinotti foi vencido pelo desgaste que sucedeu o seu anúncio. O deputado responde a dois processos no STF (Supremo Tribunal Federal). Em um deles, é acusado de falsidade ideológica e falsificação de documento público.
 

 Hoje, após a divulgação de informações que o deputado teria usado ex-funcionários de uma de suas empresas como "laranjas" em uma operação financeira com o Banco do Brasil, caciques do partido começaram a defender, nos bastidores, sua desistência.


 Em nota, Balbinotti afirmou que sua vida é limpa e que vai esclarecer as acusações. O deputado tomaria posse na próxima quinta-feira. A cúpula do PMDB deve, agora, estudar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva outro nome para assumir a pasta da Agricultura. O provável indicado pelos peemedebistas para o ministério é o deputado sul-mato-grossense Waldemir Moka, que tem o apoio da bancada do PMDB e de entidades ruralistas.

NOTA

 Prezados amigos Michel Temer e Henrique Eduardo Alves,

Peço que comuniquem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que retire meu nome do rol de indicados para ocupar o cargo de Ministro da Agricultura pelo PMDB. Agradeço a honrosa lembrança do presidente da República, aos companheiros de bancada e a todos o que apoiaram nessa indicação.

Continuarei trabalhando pela agricultura do meu País, como parlamentar e como agricultor, profissão da qual muito me orgulho. Sobre os fatos levantados pela imprensa, não serei vil, responderei a todos e os esclarecerei como tenho feito em toda minha vida, que sempre foi pautada de total transparência.

Grande abraço

Odílio Balbinoti
Deputado Federal