O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou nesta segunda-feira, 12, que o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin é um bom nome para disputar a prefeitura de São Paulo nas eleições do ano que vem. Alckim enfrentou Lula no último pleito presidente, chegou a ir ao segundo turno, mas perdeu. Mesmo assim, seu nome foi muito oxigenado em São Paulo.
"Mas ele não é o único (candidato tucano) e eu não sei se ele gostaria de ser", ponderou. FHC participou nesta manhã de um seminário sobre reforma política promovido pela Associação Comercial de São Paulo. Na sua avaliação, ainda é cedo para opinar sobre a sucessão municipal. "No momento adequado eu vou opinar, mas ainda é cedo para isso", reiterou.
FHC comentou que almoçou na semana passada com Alckmin, mas destacou que não falaram de eleições. "Somos vizinhos de universidade", comentou o ex-presidente, em referência ao fato de estar nos Estados Unidos ministrando aulas e o ex-governador paulista estar estudando na Universidade de Harvard, onde deve permanecer até o final de junho.
As declarações de Fernando Henrique sobre a sucessão municipal foram feitas em entrevista coletiva, na qual participaram também o presidente da Associação Comercial de São Paulo, Guilherme Afif Domingos e o prefeito da capital, Gilberto Kassab (PFL).
Nos bastidores do PSDB comenta-se que o nome de Kassab é o preferido da ala liderada pelo governador de São Paulo, José Serra (PSDB). Isso porque, segundo fontes ligadas ao tucano, o prefeito Kassab tem se mostrado muito fiel a Serra e, portanto, poderia ter o seu eventual apoio na disputa sucessória do ano que vem.
BAHIA JÁ
É o velho FHC em ação. Diz que Alckmin é bom, mas não sabe se ele aceite. Diz qué Alckmin é competitivo, mas não é o único. Diz que ainda é cedo falar de sucesso, mas fala. Quem conhece FHC sabe que ele tem crebilidade junto à imprensa e tudo o que ele fala tem grande recpercussão. Daí que o nome de Alckmin para prefeito está posto.