A festança do PT será realizada dias 9 e 10 de fevereiro.
O PT vive um dilema com a proposta de se tornar um partido nacional sem a hegemonia paulistana. Esse será o tema principal dos debates que acontecerão em Salvador nesta sexta-feira e sábado, 9 e 10, com a presença do presidente Lula e do polêmico ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro.
A bancada baiana federal do PT é farovável a uma espécie de refundação do partido, tese defendida por Nelson Pelegrino e outros, mas que não é consensual. O deputado Bassuma, por exemplo, entende que não se pode refundar uma entidade que não se extingiu e se encontra no poder.
Mas, o maior dilema dos petistas é baianizar ou pulverizar o poder petista nos estado fragilizando a sua principal base que é São Paulo, berço de sua história, e onde se econtra sediado o PSDB com maior poder de fogo e o adversário principal do partido nas eleições presidenciais de 2010, o governador José Serra.
PROGRAMAÇÃO
A programação do aniversário (27 anos) do PT na Bahia começa na sexta-feira, no Othon com a realização de um seminário internacional organizador pela Secretaria de Relacões Internacionais do partido. À noite, 20h, na área verde, haverá um jantar para 500 convidados com a presença do presidente Lula da Silva, ministros, governadores e outras autoridades e militantes históricos.
No sábado, também no Othon, será realizada a reunião do Diretório Nacional.