Política

JOÃO HENRIQUE ENTREGA A MINISTRO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO

Segundo o vereador os municípios podem dar uma grande contribuição.
| 05/02/2007 às 19:05
 

"Salvador e os demais municípios da Região Metropolitana precisam de um projeto de desenvolvimento integrado, que contemple os interesses da região e da população, especialmente a de menor condição econômica, e que permita a obtenção de vantagens econômicas, sociais, ambientais e tecnológicas capazes de inserir os municípios da RMS no atual fase de crescimento econômico do país e na economia internacional". A afirmativa é do o vereador de Salvador, Virgílio Pacheco,(PDT)  autor do projeto que cria o Fórum Social da RMS, já aprovado pela Câmara Municipal. O fórum é uma instância destinada a pensar e planejar o desenvolvimento da região.

O projeto entusiasmou o prefeito João Henrique, que esteve em Brasília nesta segunda-feira (05.02), e apresentou o projeto ao ministro Tarso Genro, das Relações Institucionais, sugerindo que a idéia seja entendida às regiões metropolitanas de todas as capitais brasileiras.
MANEIRA INTEGRADA
O vereador e economista Virgílio Pacheco entende que o desenvolvimento de Salvador não pode ser pensando de maneira isolada, sem que se abra um fórum de debates com todos os segmentos sociais da capital e da Região Metropolitana. "Salvador e os demais municípios da RMS refletem, nos problemas cotidianos, no espaço físico e na condição social da sua população, as conseqüências das políticas públicas, principalmente as de caráter liberal, descomprometidas com a construção de uma sociedade participativa e integrada", analisa, completando que as populações devem ser ouvidas na busca de soluções para os problemas que atingem as comunidades.

Ainda que sejam limitadas as ações das prefeituras nas questões relativas ao desenvolvimento econômico-social, os governos municipais podem e devem realizar iniciativas visando a construção de ambientes favoráveis à expansão da atividade produtiva, com o objetivo de melhorar a infra-estrutura e a prestação dos serviços urbanos, diz o vereador. Ele avalia que esse papel de articulação hoje não é plenamente exercido pelas prefeituras da RMS, cujas ações estão pautadas num conjunto de idéias e de projetos aleatoriamente propostos pelos mais diferentes segmentos da sociedade, ou por elas elaborados ou até propostos pelo Estado e pela União. "Essas ações necessitam de ampla discussão coletiva para se transformar em projeto de sociedade, expressando um projeto claro de desenvolvimento da RMS", afirma.

Virgílio Pacheco explica que "o Fórum Social da RMS, patrocinado e liderado pela Câmara Municipal de Salvador em conjunto com os legislativos dos municípios da RMS, "será um espaço aberto de encontro para a reflexão, para o debate democrático de idéias, para a formulação de propostas, troca livre de experiências e a articulação para ações eficazes, aberto à participação de entidades e movimentos da sociedade civil empenhadas na construção de uma sociedade mais justa, humana e igualitária".

Virgílio explica ainda que "o Fórum Social da Região Metropolitana do Salvador discutirá a crescente sensação da população da RMS de ter perdido o futuro e dos governos terem perdido a capacidade de governabilidade". O fórum, diz ele, terá a missão de discutir e propor alternativas de solução para os mais graves problemas da cidade de Salvador e dos municípios da RMS. Entre esses problemas estão a crescente marginalização da população, a preocupante ampliação da fome e da miséria, a inexistência de oportunidades de renda e emprego principalmente para os mais jovens, negros e mulheres, a redução dramática da qualidade ambiental, da carência de infra-estrutura urbana, lixo, transportes. Os debates devem abordar ainda questões como a expansão da precária condição habitacional, saúde e educação.