O Bahia sobra em campo contra o xará de Feira de Santana
ZedeJesusBarrêto , Salvador |
14/01/2026 às 22:12
Bahia de Feira 0x3 Bahia
Foto: Rafael Rodrigues
O mistão do Bahia, comandado por Rogério Ceni, não tomou conhecimento do Bahia de Feira, na Arena Cajueiro, venceu bem (3 x 0) e assumiu a liderança do Baianão, com seis pontos, dois triunfos, em duas rodadas. O time jogou um futebol adulto, coletivo, consistente, marcando bem, atacando, com vontade de vencer, como o torcedor gosta. E alguns garotos mostrando qualidade, pedindo passagem. O xará tricolor de
Feira chegou junto, correu, brigou mas foi envolvido, pouco ameaçou.
**
Na Arena Cajueiro
- Gramado sintético, o campo parece mais curto, bola rápida. Público razoável, torcida da capital marcando presença. O famoso Ba x Ba, duelo de xarás tricolores. O Bahia da capital todo de branco, o Bahia Feira de azul.
*
Com bola rolando...
- O Tricolor da Capital chegou primeiro, com perigo, aos 5 e 6 minutos; o goleiro Milton salvando na primeira finalização e, na sequência, o chute de Dell desviado pela zaga, o goleiro já vencido. Começo intenso, pegado. O Esquadrão no toque, o Tremendão na correria.
- Gol! 1 x 0, Bahia, aos 19’. Rezende, num chutaço de canhota, frontal, de fora da meia lua, acertando o canto, depois de boa troca de passes do time de Ceni.
- Entradas duras dos jogadores de Feira, tentando intimidar a garoada. O Tremendão sentiu o golpe do gol. O Bahia em cima, atacando, buscando o gol, dominando as ações. Aos 35’, cruzamento da esquerda e cabeçada, cara a cara, de Jota, para defesa no reflexo de Milton, evitando o segundo.
- Gol! 2 x 0 Bahia, aos 42’. Dell, aproveitando-se do rebote do goleiro, em chute forte, de longe, de Ruan Pablo. O primeiro gol do ‘Haalland do sertão’, 17 anos, pela equipe principal.
Nos minutos finais o Bahia/Feira foi pra cima, no abafa. O árbitro acrescentou 3 min. O Bahia original foi melhor na primeira etapa; trocou passes, pôs a bola no chão, marcou bem, atuou mais perto da área adversária e fez dois gols. O Bahia de Feira não deu trabalho ao goleiro João Paulo. Bem movimentado.
Segunda etapa – Duas trocas do treinador J Carlos Angelo, tentando mudar o panorama: Marquinhos e Lucas em campo. Logo aos 2 min, Pedrinho fez boa jogada e Ze Guilherme perdeu a chance, de cara. O time da casa saiu mais de trás, precisava tentar o gol, mas abriu-se mais na defensiva, o Bahia mantendo o padrão, ofensivo.
- A defesa e o goleiro João Paulo mais exigidos, a partida ficou mais parelha. O time de Feira chegando junto, o árbitro deixando correr frouxo. A meninada encarando.
- Depois dos 20’, Michel Araujo, Erick e Lyan em campo, saem Rezende, Ruan Pablo e David Martins. Aos 27’, uma bomba de Ze Guilherme, pasosu perto. Aos 29’, tentativa de Ronam, errou o alvo. O tempo passando e o Esquadrão já administrando, tocando, marcando, sem pressa. Aos 36’, os jogadores do Bahia pedem pênalti em Furquim, o árbitro ignora e isso provocou muito empurra-empurra em campo. Aos 42’, quase o Bafeira cheou. Mas...
- Gol! 3 x 0 Bahia, Érick, aos 44’, golaço. Foi avançando e meteu o pé acertando a costura da rede, sem defesa.
Os donos da casa tentnram aquela pressão final, o árbitro deu mais 4 minutos. Deu Bahia, firmando-se na liderança, mesmo que provisória, pois a rodada segue.
*
Destaques
- No Bahia de Ceni: Rezende, David Martins, Furquim, Luiz Gustavo, Zé Guilherme... a boa postura coletiva da equipe. E o primeiro gol profissional do menino Dell, festejado. No Bahia de Feira, Ronan foi quem deu mais trabalho.
*
Ficha Técnica
- O Bahia de Feira, o Tremendão, escalado pelo técnico João Carlos Ângelo: Milton,
Dodô, Mateus Recife, Eduardo e Cazumba; Wellington, Jr Santos e Arthur; Peterson,
Ronam e Palácios (Marquinhos, Lucas, Brendon, Marcos, Fabrício).
- O Bahia, o Esquadrão, do treinador Rogério Ceni: João Paulo, Marcos Victor, Fredi,
Luís Gustavo e Zé Guilherme; Rezende, Jota (Pedrinho), David Martins; Kauê Furquim,
Dell e Ruan Pablo (Michel Araujo, Erick, Lyan, Caio).
- No apito, Bruno Nogueira Prado (fraco, sem autoridade, deixou rolar, mas não
comprometeu).
*
- Pela 3ª rodada, o Bahia enfrenta o Galicia, sábado, na Fonte Nova.
*
Outros jogos da 2ª rodada:
- Jacuipense 0 x 0 Vitória; Galicia 2 x 0 Juazeirense; Atlético Alagoinhas x Barcelona de
Ilhéus (às 21h30 de quarta); Jequié x Porto Seguro (às 19h15 de quinta).