ZédeJesusBarrêto comenta a rodada do Baianaão
ZedeJesusBarrêto , Salvador |
13/01/2026 às 22:22
Jacuipense 0x0 Vitória
Foto: Victor Ferreria
Um empate sem gols em Pituaçu, na abertura da segunda rodada, e os Leões – Vitória e Jacuipense – seguem sem triunfo no Baianão. O Vitória soma apenas dois pontos, dois empates; e o Jacuipense um ponto, um empate e uma derrota. Não é um bom começo, já preocupa porque o campeonato é curto, são 9 rodadas, dos 10 times só
quatro se classificam para a disputa do titulo. Somar pontos é fundamental.
Não foi um grande jogo na reabertura de Pituaçu. As duas equipes muito preocupadas em não levar gols, muita marcação e pouca criação, um primeiro tempo sem chances, os goleiros sem trabalho. Só na segunda etapa, com o tempo passando, as duas equipes se abriram um pouco e buscaram o gol. O Vitória chegou mais perto, teve umas duas ou três boas oportunidades no finalzinho mas faltou competência e o zero prevaleceu.
A rodada segue nesta quarta e quinta.
*
Em Pituaçu
- Estádio reaberto a pedido do Jacuipense, como seu ‘mando de campo’, pois o estádio de Riachão do Jacuípe não tem condições de abrigar um jogo profissional, ainda (?). Pituaçu liberado para um limite máximo de 3 mil pessoas nas arquibancadas (vazios). Torcida rubro-negra presente. Gramado feio, mastigado.
- Boca de noite de uma terça-feira, antevéspera da Lavagem do Bonfim, abrindo a segunda rodada do Campeonato Baiano. Sem chuvas. As duas equipes em busca do primeiro triunfo na competição – o Vitória estreou empatando sem gols com o Atlético Alagoinhas e Jacuipense perdeu de virada (3 x 2) para o Porto, em Porto Seguro.
- Choque de Leões, o da capital, dirigido por Rodrigo Chagas, com uniforme rubro-negro listrado em verticais. O Jacuipense, o Leão do Sisal, do treinador Rodrigo Ribeiro, de traje cremoso.
*
Com bola rolando...
- O Vitória com três zagueiros de área, ao estilo Jair Ventura (treinador do time titular), certamente dando seu pitaco. Laterais liberados, meio-campo reforçado, dois avantes de velocidade e aquela pegada forte na marcação. Um começo muito equilibrado, sem lances de área, 20 min e nenhuma chance de gol criada.
- Só aos 34’ o goleiro Marcelo trabalhou, numa bola alçada da esquerda, com perigo. Aos 37’, outra tentativa do rubro-negro num chute de longa distância, sem direção. Aos 40’, um escanteio da esquerda, em favor do jacupa, bola alçada e cabeçada sem direção. Uma primeira etapa morna, tecnicamente fraca, sem emoções. Parelha. Muita marcação e nenhuma criação. Faltou objetividade.
Segundo ato: - No rubro-negro, Lohan no lugar de Lawan, que saiu machucado, centroavantes. O Leão da capital mais ofensivo, mostrando mais apetite no recomeço. Aos 5’, Felipe Cardoso levou a marcação, pela esquerda, mas chutou mal, fora. Cerco rubro-negro, o Jacuipense mais postado pros contragolpes, mas sem achar espaços.
- Aos 20’, o lance mais agudo, até ali: uma boa trama do ataque interiorano, o chute cruzado de Flavinho, bola na trave, no rodapé do goleiro Yuri. Ficou animado. Na sequência, boa investida individual de Savério, soltou uma bomba, Marcelo espalmou, evitando primeiro gol.
- O jogo, enfim, ganhou em emoção, jogadas ofensivas, mais ousadia, os espaços aparecendo. Afinal, o empate não era bom pra ninguém. Em busca do gol, pois. Ostreinadores fazendo substituições ofensivas. Trinta minutos e o placar zerado. Mais intensidade, a partida ficou aberta e franca. Ao tudo ou nada.
- O rubro-negro assediando no final, o árbitro marcando algumas faltas próximas da área inimiga, mas... faltou capricho nas finalizações. O Jacupa suportando. Mais 3 minutos e deu empate.
*
Ficha Técnica
- O Vitória escalado por Rodrigo: Yuri, Paulo Roberto (Sobral), Edenilson, Ivan, Diogo e
Felipe Vieira; Ze Breno, Dudu (Luiz Miguel), Pablo; Lawan (Lohan) e Felipe Cardoso
(Saverio).
- O Jacupa do treinador Rodrigo Ribeiro: Marcelo, Hugo Moura, Railon, Weverton e
Ruan Nascimento (Geferson); Thiago, Vinícius (Daniel) e Geovane (Flavinho); William
(David), Thiaguinho (João Pedro) e Jarles.
No apíto, Emerson Souza silva
*
- Pela terceira rodada, o Vitória enfrenta o Porto, no estádio Agnaldo Bento, em Porto
Seguro, domingo próximo, às 16h
- O Jacuipense pega o Barcelona de Ilhéus, sábado, às 18h30.
*
A 2ª rodada segue nesta quarta-feira, dia 14, com três jogos:
- Galícia x Juazeirense (Pituaçu, às 17h); Bahia de Feira x Bahia (19h15, na arena
Cajueiro, em Feira); Atlético Alagoinhas x Barcelona às 21h30.
Na quinta-feira, fechando a rodada, Jequié x Porto, às 19h15.
*
- Na primeira rodada do Baianão, dois jogos com público abaixo de 500 pessoas, em
Juazeiro e em Porto Seguro. Em Pituaçu, com o Vitória em campo, cerca de mil e
poucos presentes. Um campeonato deficitário.