O comentário é de ZédeJesusBarreto
ZedeJesusBarreto , Salvador |
31/10/2025 às 18:44
Yuri Sena pode ser o goleiro do Vitória
Foto: Victor Ferreira
Fim de semana, a dupla Ba Vi em campo, disputando posições na Série A, 31ª rodada da competição, começo do retão final, hora do ‘tudo ou nada’. As duas equipas baianas em momentos distintos.
*
- O Vitória joga primeiro, às 16h deste sábado, em Belo Horizonte, no Mineirão, contra o Cruzeiro, atualmente com 57pontos ganhos, em 3º lugar, o torcedor da ‘raposa’ ainda sonhando com o título. O time mineiro é muito forte em casa, onde dificilmente perde. O Vitória tem 31 pontos, é o 17ºcolocado, dentro da Z-4, lutando há muitas rodadas pra escapar do rebaixamento e seguir na Série A, paroano. Cada
peleja é uma guerra, jogo de vida ou morte.
- O time, agora treinado por Jair Ventura (o 4º técnico da temporada), tem problemas. O zagueiro e capitão Halter, bem como o meio-campista Ronald estão fora, suspensos por conta de cartões. O bom goleiro Lucas Arcanjo (ídolo, prata da casa, 227 jogos no time), com lesão de ligamentos no joelho, deve passar por cirurgia e só atua na próxima temporada.
Jair deve escalar Edu na zaga, mantendo os três zagueiros (Camutanga e Zé Marcos completam); no meio-campo, a entrada do ‘arriscoso’ Dudu, ao lado de William ou Pepê, na marcação. O Leão tem de ousar, tentar surpreender, precisa de pontos.
*
O Bahia joga no domingo, 16h, na Fonte Nova, onde só perdeu um jogo (para o Cruzeiro 1 x 2, de virada), a torcida empurra o time. O RB Bragantino, de SP, é o adversário, de técnico novo, o manjado, bem conhecido Mancini – que fez história cá, à frente do rival Vitória.
O Tricolor está em 5º lugar, tem 49 pontos e mira uma vaga direta na Libertadores de América/2026. Precisa vencer, pois tem Botafogo e Fluminense nos calcanhares. O treinador Ceni quebra a cabeça, a cada rodada, para escalar a equipe e manter a competitividade, diante de tantos problemas de lesões no plantel.
Éverton Ribeiro e Caio Alexandre, os cérebros da equipe, continuam de fora. O avante Sanábria só joga no ano que vem, o lateral Gilberto passa mais 15 dias no estaleiro por lesão muscular, o arisco Ademir está suspenso e não joga contra o ‘massa bruta’. Pulga voltou a treinar, deve ser relacionado, com condições de jogar meio tempo.O torcedor não quer saber, é vencer ou vencer.
**
Times Brasileiros nas finais
- Palmeiras x Flamengo farão a final da Copa Libertadores da América 2025, a maior competição continental. O jogo do título, único, acontecerá no final de novembro, em Lima/Peru, campo neutro.
*
O Verdão Paulista credenciou-se numa disputa épica contra a LDU/Equador. Perdeu na altitude de Quito (3 x 0), sem ver a cor da bola e, de maneira espetacular, venceu por indiscutíveis 4 x 0, na noite de quinta-feira, na sua arena, em São Paulo, com uma atuação coletiva exemplar – dominante, intenso, ofensivo. “Uma noite mágica’, como bem previu o treinador portuga Abel Ferreira. Feito pra nenhum torcedor esquecer, sem dúvida.
O time paulista vai enfrentar o também poderoso Flamengo, rivalidade a toda prova. O Rubro-negro carioca passou pelo Racing, da Argentina, em dois confrontos renhidos. No Maracanã, o Flamengo venceu por 1 x 0, com gol no final. Em Buenos Aires, sob pressão do torcedor argentino e com um atleta a menos desde os 12 minutos de segundo tempo (o avante Plata foi expulso), o Flamengo arrancou um empate (0 x 0)
em grande atuação do goleiro Rossi, por sinal argentino. A dúvida: o centroavante e artilheiro Pedro terá condições de jogo? Sofreu uma fratura no antebraço, está gessado; faz muita falta.
Sem favoritismo, que seja um jogão de bola.
*
Pela Copa Sul-americana, a final será entre o Atlético ‘galo’ Mineiro e o Lanus da
Argentina. O jogo único, do título, acontecerá em Assunção/Paraguai, dia 22 de
novembro. O Galo, que vem ‘trupicando’ no Brasileirão, passou bem pelo Del Vale do
Chile, deixando o torcedor confiante. O irrequieto treinador argentino Sampaoli dirige
o Atlético. O Lanus, como toda equipe argentina, é competitivo, mas nada assustador.
*
Times brasileiros, pois, nas finais das principais competições continentais. O confronto
entre Palmeiras x Flamengo abre já uma vaga direta para o 5º colocado do Brasileirão
na Libertadores de 2026. Sexto e sétimo também se classificam para a pré-
Libertadores. Bom para o Bahia, bem vivo na disputa dessas vagas.
Ôba! Que venha novembro.
**