Seleção brasileira com Ancelotti no comando melhorou um pouco
ZédeJesusBarrêto , Salvador |
05/09/2025 às 00:00
Brasil 3x0 Chile
Foto: Rafael Ribeiro
Numa partida em que foi dominante todo tempo, o Brasil fez 3 x 0 no Chile, o lanterna da competição, com gols decisivos na segunda etapa. A seleção brasileira pouco sofreu; está classificada, agora em segundo lugar, resta apenas uma partida, contra a Bolívia, na semana que entra, na altitude de La Paz. Os bolivianos ainda lutam por uma possível classificação, na respescagem.
Mais cedo, em Buenos Aires, Messi brilhou no jogo oficial de despedida com a camisa dos ‘hermanos’ Campeões do Mundo. Emocionou-se e brindou a torcida, casa cheia, com mais uma exibição de gala; fez dois dos três gols argentinos – 3 x 0 sobre a Venezuela. Bela despedida. Uma estrela, sem dúvida, imenso Messi.
**
No Maracanã/RJ
- Jogo valendo pela 17ª, a penúltima rodada das chamada Eliminatórias Sul-americanas para a Copa do Mundo de 2026, o primeiro jogo do treinador Ancelotti no Maracanã à frente da Seleção, já classificada, com passaporte garantido para a Copa na América do Norte – em junho/julho de 2026. O Chile, em má fase, fora da Copa, na lanterna da competição.
- Casa cheia, noite limpa, bom relvado, o Brasil com sua camiseta amarela esmaecida /canarinho, calções azuis; e o Chile de camisetas vermelhas/rojas, calções brancos.
*
Com bola rolando ...
- Logo no 1ºminuto, Raphinha cobrou escanteio da esquerda, Gabriel Magalhaes testou firme e o goleiro Vigouroux salvou, espalmando. Pressão total brasileira no começo. Aos 4’, Raphinha cobrou falta, Casemiro testou para as redes, o bandeira viu impedimento, o VAR checou e anulou o gol. Nos primeiros 15 minutos só um time jogou, as ações inteiras no campo defensivo chileno. Ritmo intenso. Mas nada de gol.
- Aos 23min, num chutão defensivo, o atacante Aravena ganhou na correria, livrou-se de Alison mas foi travado pela cobertura da zaga no arremate final; a arbitragem flagrou impedimento, porém... os chilenos já começavam a mostrar as garras, marcando duro, mais avançados.
- A seleção canarinho assediava, rondava a área inimiga mas batia na muralha, a retranca chilena. Daí...
- Gol! 1 x 0 Brasil, Estevão, de meia bicicleta, na pequena área, completando boa jogada coletiva pela esquerda, a finalização de Raphinha, a bola espirrou pelo alto e... golaço do garoto – o primeiro dele com a camiseta amarela. Aos 37’.
- Aos 41’, Martinelli rompeu a marcação pela esquerda, finalizou na rede, por fora. Na sequência, do outro lado, Estevão fez boa investida individual, o chute cruzado passou por cima. Aos 43’, primeira tentativa chilena, o chute da intermediária, frontal, sem direção.
- Aos 44’, o árbitro venezuelano expulsou Maripán (cartão vermelho) após uma falta violenta cometida em Wesley. O VAR chamou, ele foi ver o vídeo e... mudou de ideia e de cartão; apenas a advertência com o cartão amarelo. Aos 51’, Casemiro pisou no meia Loyola, já caído, e levou amarelo; poderia ter sido expulso. Na sequência, quase o Chile empatou, não fosse a providencial e arrojada defesa de Álison.
Um primeiro tempo de superioridade do time brasileiro, dominante, dono da bola mas só fez um gol e... no finalzinho o Chile quase empatou.
*
No intervalo, uma homenagem da CBF a jogadores que conquistaram títulos de Campeões do mundo pela seleção. Destaques para Jairzinho, Dario, Paulo Cesar Caju, Marco Antonio... do Tri no México, os mais antigos...
*
Segundo ato – O mesmo panorama, o time canarinho assediando, amassando, buscando o gol, sem boas finalizações. Os chilenos bravos na defesa, retrancados, suportando, arriscando pouco.
- Por volta dos 20min, jogo já morrinhento, Ancelotti lançou Andrey (saiu Casemiro) e Luiz Henrique (no lugar de Estevão). Aos 23’, chute longo da direita de Pizarro, defesa de Álison. Aos 25’, Ancelotti pôs em campo Paquetá e Kaio Jorge (saíram Martinelli e João Pedro)
- Gol! Brasil 2 x 0, Paquetá, escorando de cabeça, quase em cima da linha fatal, bom cruzamento em jogada individual ousada de Luiz Henrique pela meia esquerda. Primeiro toque na bola de Paquetá. Aos 28’.
Não demorou muito...
- Gol! 3 x 0 Brasil, Bruno Guimarães, aos 30 min. Uma saída de bola defensivo errada dos chilenos, bola no pé de Luiz Henrique que resolveu; invadiu a área e finalizou travado, na pequena área Bruno Guimarães, oportunista, só empurrou.
- As mudanças deram resultado. Saiu Raphinha, entrou Richarlison, aos 33min. Aos 37’, Kaio Jorge tentou de fora da área, passou perto.
*
Destaques:
Bruno Guimarães, Casemiro enquanto teve pernas, Wesley, Estevão, Raphinha... o miolo de zaga firme; Luiz Henrique entrou e mudou o panorama, decidiu, objetivo, ousado.
*
Fichatécnica
- O Brasil escalado por Ancelotti: Álison, Wesley, Marquinhos, Gabriel Magalhaes e Douglas Santos; Casemiro, Bruno Guimarães, Raphinha e Martinelli; Estevão e João Pedro.
Obs: - o meia Jean Lucas, do Bahia, sequer foi relacionado pra a partida.
- O Chile, fora da Copa, escalado por Nicolas Córdova: Vigoroux, Maripán, Ivan Roman, Paulo Diaz, Hormazabal; Pizarro, Loyola, Suazo, Cepeda; Aravena e Brereton Diaz.
- Arbitragem venezuelana, Alexis Herrera no apito.
*
Pela rodada 18 o Brasil enfrenta a Bolívia, na altitude de La Paz, na próxima terça-feira.
**
Outros jogos da rodada 17ª:
- Argentina 3 x 0 Venezuela (despedida de Messi em jogos oficiais com a camisa ‘albiceleste’ campeã do mundo, o estádio Monumental de Nuñez lotado. Messi fez dois gols, brilhou, emocionou-se e a Argentina lidera a competição com folga)
Uruguai 3 x 0 Peru; Colômbia 3 x 0 Bolívia; Paraguai 0 x 0 Equador.
*
Classificação:
Argentina, 38 pontos; Brasil, 28; Uruguai, 27; Equador, 26; Paraguai 25; Colômbia 25...
Essas seleções já estão garantidas na Copa. A Venezuela tem 18 pontos, ainda briga por uma classificação.