Para o Confiança ser campeão precisa vencer o Bahia na fonte nova por 5x1 ou 4x0 e não tem time para isso
ZedeJesusBarreto , Salvador |
03/09/2025 às 23:46
Lucho Rodriguez marcou o primeiro gol da partida
Foto: Letícia Martins ECB
Mesmo com um time misto em campo, com a entrada de garotos sub-20 no segundo tempo, a chuva, o campo pesado... o Bahia se impôs em Aracaju, venceu (4 x 1) com certa tranquilidade o Confiança e encaminhou o título (o quinto), que será definido sábado, na Fonte Nova; certamente com uma grande festa tricolor. A vantagem é muito boa.
A partida foi marcada por uma diferença técnica significativa. O Bahia fez um gol bem cedo e comandou as ações, valorizando a posse de bola, evoluindo com troca de passes e bola no chão, fez 2 x 0 na primeira etapa. O campeão sergipano até assustou, fazendo um gol no começo da segunda etapa, mas logo Nestor fez um golaço de falta quebrando a guia do time da casa. Ceni aproveitou para lançar, ver de perto alguns garotos da base que vêm treinando com os titulares. E os meninos aproveitaram, com vontade, correria.
*
No Batistão/Aracaju
- Primeiro confronto da decisão do título. O jogo da taça, das faixas será na Fonte Nova, sábado, no fim da tarde (às 17h30). O Bahia, fazendo seu 60º jogo na temporada, decide pela 10ª vez o título; ganhou quatro. O Confiança pela primeira vez numa final.
- Tempo instável, chuva indo e vindo, ventos fortes, gramado alto e bastante pesado, bola rápida, um bom público nas arquibancadas apesar do tempo frio, com presença marcante da torcida tricolor.
- O Confiança com uniforme azul; o Bahia todo de branco. Fumacê e foguetório na abertura.
*
Com bola rolando ...
O Bahia começou bem, articulando, trocando passes.
- Gol! 1 x 0 Bahia, aos 3min. Lucho, pegando de primeira, na grande área, após escanteio da direita.
- Aos 14’, Cauly perdeu boa chance, chutando da esquerda, cruzado, a pelota atravessando a pequena área, pelo chão. O Confiança, aos poucos, equilibrando as ações no meio-campo, chegando em estocadas individuais com Neto e Camarão. Aos 24’, outra boa chegada do Tricolor, no totó, Cauly tentou finalizar e se enroscou com a bola.
- Gol! 2 x 0 Bahia, aos 27min. Cruzamento de Vitinho da direita, o zagueiro escorregou e William José completou, de primeira, na frente da pequena área, gol de centroavante.
- Aos 29’, em tabelas pela direita, Vitinho quase ampliou; parou na boa defesa de Allan. Aos 32’, bom contragolpe do campeão sergipano, chute de Neto, defesa de Ronaldo no chão, a melhor chegada do time da casa, até ali. Aos 35’, boa arrancada de Vitinho; o chute da direita para defesa de Allan. Haja chuva. Aos 42’, o Tricolor entrou na troca de passes, William Jose enfiou pra Lucho, fechando da direita, de cara, ele chutou pra fora, desperdiçando boa chance de ampliar.
O Bahia impôs superioridade técnica e coletiva na primeira etapa, a despeito do time misto e do campo pesado. Fez dois gols e poderia ter feito mais. O Confiança brigou e correu muito, mas pouco ficou com a bola; um chute e uma cabeçada apenas no gol de Ronaldo. Boas atuações de Nestor, William José, Rezende e Lucho. Bem encaminhado, mas toda uma segunda etapa pela frente.
Segundo ato – Ainda com chuva, para o Confiança era o ‘tudo ou nada’; linhas adiantadas, marcação dura e em busca do gol a todo custo. Aos 2min Luis Otávio tentou surpreender com um chute de longa distância, pelo alto, Ronaldo espalmou. A ideia era apertar, chutar, alçar bola na área baiana. Assim foi o recomeço. O Bahia sem pressa, amansando.
- Gol! 2 x 1 Confiança! Camarão, aos 5 minutos. O Bahia inteiro no ataque, bola perdida, chutão e Camarão disparou em alta pela direita, encarou o goleiro e diminuiu, pondo o Confiança de novo no jogo. Outro panorama se desenhava.
Mas, não demorou muito...
- Gol! 3 x 1 Bahia. Nestor, cobrando falta da entrada da área, com categoria, acertando canto. Golaço! Aos 9 minutos. Quebrou a guia sergipana.
- Aos 14’, bom chute de Nestor, de longe, o goleiro catou. A chuva cessou. Aos 17’, chutaço de Lucho, por cima. Aos 29’, Rezende enfiou para Zé Guilherme, que bateu cruzado, por baixo, raspando. O Bahia passou a administrar, apostando nos contragolpes. Aos 39’, Rezende, Lucho, a zaga tirou.
- Gol! 4 x 1 Bahia. Michel Araujo bateu escanteio, o garoto Juninho testou, bateu na cabeça de Rezende e entrou; ampliou o placar. Aos 39’.
Aos 46’, falta próxima da linha de fundo, da direita, Michel Araujo levantou e Gabriel Xavier testou, a bola raspou o poste. Depois, Tiago tentou fazer o dele, Allan defendeu bem.
Deu Bahia, título bem encaminhado.
*
Destaques:
Rezende, Nestor, Lucho, Acevedo, William José... e o jogo coletivo, a pegada, a aplicação da equipe.
*
Ficha Técnica
- O Confiança/SE do técnico Luizinho Vieira: Allan, Wériton, Eduardo, Valdo e Airton; Luis Otávio, Vitinho e Renilson; Camarão, Neto e Tiago Santos (Breyner). Dionísio, Mateuzinho,
- O Bahia com ‘mistão’ escalado por Rogério Ceni: Ronaldo, Freddy, Gabriel Xavier, Rezende e Iago Borduchi (Ze Guilherme); Acevedo (Sidney), Nestor, Vitinho (Thiago) e Cauly (Juninho); Lucho e William José (Michel Araújo).
- No apito, o pernambucano Rodrigo José Pereira de Lima. Inseguro, enrolado, caseiro.
**
Nesta quinta, às 21h30, Brasil x Chile, no Maracanã, valendo pelas Eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo 2025. Primeiro jogo do escrete no Rio sob comando de Ancelotti.
**