Esporte

BAHIA EMPATA COM FORTALEZA E SE MANTÉM NO G-4, por ZÉDEJESUSBARRÊTO

Um jogaço de bola intenso até o final com a estrela do Bahia brilhando mais uma vez
ZedeJesusBarreto ,  Salvador | 19/07/2025 às 18:28
Fortaleza 1x1 Bahia
Foto: Rafael Rodrigues
Bahia empata com Fortaleza

e se mantem no alto da tabela

Bolas nas traves dos dois lados, gols anulados, pênalti não marcado, um final eletrizante... Num jogaço de bola o Bahia empatou com o Fortaleza (1 x 1) na capital cearense. Um resultado melhor para o tricolor baiano, pois mantém a invencibilidade e continua no alto da tabela de classificação, com 25 pontos (dorme em quarto lugar). E o Fortaleza continua sem vencer, na zona de rebaixamento, não conseguiu vencer na estreia do treinador Renato Paiva.

 Foi um jogão de bola, intenso, bem disputado. O time da casa saiu na frente com um golaço de Marinho no primeiro tempo, bem equilibrado. A segunda etapa foi do Bahia, dominante; empatou, teve gol anulado, bola no travessão e criou oportunidades de vencer. Os cearenses brigaram muito, deram tudo, precisavam do resultado. Valeu, um belo espetáculo, a despeito do péssimo gramado, cheio de areia.  

**

No Castelão/Fortaleza

- Clássico de tricolores nordestinos, muita rivalidade, abrindo a 15ª rodada. O Esquadrão baiano no alto da tabela, em 4ºlugar, com 24pontos, o Laions cearense na vice-lanterna, com 10pontos. No último duelo o Bahia venceu (2 x 1 ) em Salvador e tirou o Fortaleza da Copa do Nordeste. É o jogo de estreia do treinador Renato Paiva, o ‘gajo’, que já foi treinador do Bahia e substitui o celebrado Vodjvoda, argentino, tido por muitos como o melhor técnico da história do clube; caiu depois de mais uma derrota para o rival Ceará. Uma nova era para Laions, pois.

 - Céu limpo, sem chuvas, o gramado arenoso mastigado e pesado costumeiro, plateia muito abaixo da grandeza do clássico (o torcedor da casa meio injuriado com os últimos resultados do time). O Fortaleza com sua camiseta listrada, em horizontal, calções em azul; o Bahia de branco.   

*

Com bola rolando ...

-  O time da casa começou fazendo pressão, marcando justo, jogando bolas na área adversária, em cima. O Bahia com dificuldades de sair jogando, de trocar passes. Muito estudado, tático, as ações mais pelas intermediárias, equilíbrio e poucos lances de área. O Laions mordendo mais, matando os avanços do Bahia com faltas.  

 - Aos 21’, cobrança de escanteio da direita, cabeçada de David Duarte, nas mãos do goleiro Magrão. Na resposta, Marinho bateu de canhota, de longe, nas mãos de Marcos Felipe. Aos 24’, a defesa da casa e o goleiro Magrão se atrapalham, Ademir ganha e a bola sobra pro chute de Lucho, buscando o ângulo; passou bem perto, na chance mais clara de gol até ali. Os espaços começavam a aparecer. Aos 27’, cruzamento da direita, cabeçada de Pulga, por cima.

- Gol! 1 x 0 Fortaleza. Marinho pegou um rebote (soco do goleiro, pra frente) da intermediária, de prima, de canhota, pelo alto, Marcos Felipe, mal colocado, desequilibrado, aceitou. Aos 29min.  Belo chute.

 - Aos 37’, Breno Lopes ganhou na corrida e na força pela esquerda e chutou forte, cruzado, acertando a trave; na sobra Marinho pegou mal, por cima. O Fortaleza agora mais plantado, explorando os chutões, a correria do contragolpe pela esquerda, com Breno Lopes. O Bahia trabalha a bola mas não consegue penetrar, finalizar.

- Aos 45’, Ademir fez boa jogada pela direita, rolou pro meio, Lucho encheu o pé, em cima do goleiro Magrão. Aos 46’, chute  forte de Pulga, da esquerda, cruzado, fora.

  Uma primeira etapa muito equilibrada, com chances lá e cá. O Bahia teve mais a bola e até chegou mais, mas o Fortaleza foi mais eficiente; o belo e feliz chute de marinho fez a diferença, O Laions na frente, 1 x 0.  

 Segunda etapa:

                            - Rogério Ceni voltou com Cauly no lugar de Lucho. O time cearense marcando alto, fazendo aquela pressão inicial, sem oferecer espaço. A torcida pegando no pé de Pulga, que respondeu – sofreu pressão dos adversários, empurra-empurra, e levou amarelo do árbitro. Aos 5’, finalização de Ademir, gol anulado, o atacante totalmente impedido. Aos 8’, o Bahia entrou costurando, Pulga deixou Juba de cara, ele tentou cobrir o goleiro e cobriu também a trave. O Laions explorando sempre a velocidade de Breno Lopes em cima de Gilberto.  Aos 12’, finalização de Breno Lopes, gol anulado, impedimento.

 - Aos 13’, Pulga rola pra Everton Ribeiro, na entrada da área inimiga; a bomba, de canhota, explode no travessão cearense. O Bahia era melhor.

- Um VAR absurdo!  Gol! 1 x 1, aos 18 min.  Anulado. Trama, Ademir levanta da direita, testada de Éverton Ribeiro, no canto. Empate.   O VAR chama, Wilton foi ao vídeo, capta uma falta no lance anterior, do outro lado do campo. Só catimba de Marinho. Anulou o tento.

 Aos 21’, grande jogada pela direita, Everton, Ademir, cruzamento rasteiro, quase saiu o empate. Só dava Bahia. Daí, Renato Paiva trocou três no Fortaleza, tentando reequilibrar as ações.

 - Aos 25’, Cauly recebeu na área, girou e bateu cruzado, raspou o rodapé cearense, goleiro já vencido. Só dava Bahia.  Aos 26’, Pulga faz jogada pela esquerda, cruza por baixo, do outro lado Ademir desperdiçou outra chance.

 - Ceni trocou três, Michel Araujo, Kayky e Nestor em campo (saíram Jean Lucas, Pulga e Caio Alexandre), aos 30min.

- Olhe o VAR! Gol do Bahia, falta cobrada por Juba, na barreira, no rebote, o chute de Nestor, a bola desvia e entra. O arbitro viu impedimento (?). Foi ver as imagens e marcou o gol, a bola desviou no zagueiro cearense.

- Gol! 1 x 1, Nestor, aos 36min.  O gol valeu. Empate.

 Dois minutos depois, Pikachu (que acabara de entrar) quase desempatou. Ficou aberto, vibrante, um final de arrepiar, os cearenses ao tudo ou nada, precisavam vencer, sair da zona a qualquer custo.  Ceni tira Everton (arrebentou o jogo) e põe Acevedo.

Os cearenses inteiro na área baiana, forçando, duas chances perdidas...  O árbitro acrescentou 8 minutos. O Bahia fechadinho atrás.   Ademir desperdiçou mais uma aos 47; na sequência,  Cauly foi derrubado na área cearense, os baianos pediram e cobraram pênalti (claro) o juiz ignorou. Ceni ficou uma arara.  Deu empate.          

*

Destaques :

- Ademir jogou muito, Everton como sempre, craque de bola; a regularidade Mingo e Juba...

  No Fortaleza, o golaço de Marinho, contando com a leseira do goleiro Marcos Felipe.  

 

*

Ficha técnica

- O Fortaleza do estreante Renato Paiva: Magrão, Britez, Kuscevic, Gaston Ávila, Diogo Barbosa; Sasha, Matheus Pereira e Pochettino; Marinho, Lucero e Breno Lopes. (Herrera, Mancuso, Martinez

- O Bahia escalado por Rogério Ceni : Marcos Felipe, Gilberto, David Duarte, Mingo e Juba; Caio Alexandre (Michel Araújo), Jean Lucas(Nestor), Everton Ribeiro (Acevedo); Ademir, Lucho (Cauly) e Pulga (Kayky).

- Árbitro FIFA, Wilton Pereira Sampaio.
 
*

 O Bahia volta a jogar na terça-feira, às 21h30, na Colômbia, pela Sul-americana, contra o América de Cali. Decisão de uma vaga para as oitavas de final da competição. No primeiro confronto, na Fonte nova, deu empate sem gols.

No domingo, na Fonte Nova, Bahia x Juventude, pelo Brasileirão.

**

Outros jogos do sábado pela 15ª rodada /Brasileirão

- Vasco x Grêmio (17h30); Mirassol x Santos (18h30); São Paulo x Corínthians (21h)

   No domingo, às 16 h, Vitória x R B Bragantino (Barradão). E a rodada segue...