Pela primeira vez, uma equipe de basquete da Bahia se prepara para disputar a Copa Sul-Americana de Basquete, o maior evento para categorias de base do continente. O feito é do Bulldogs Basquetebol, que levará suas equipes Sub-16 e Sub-19 para a competição em Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais, entre os dias 20 e 26 de julho de 2025.
O Bulldogs Basquetebol nasceu da iniciativa de Fernando Barcelos, presidente da equipe, que buscou oferecer oportunidades para seus filhos e outros jovens talentos em um cenário com limitações estruturais. A organização, que tem Marcus Vinícius Rhamnuzia como vice-presidente e Michele de Souza na Secretaria Geral, rapidamente expandiu seu propósito, reunindo famílias em torno do objetivo de desenvolver o basquete juvenil na Bahia.
De acordo com Fernando, o Bulldogs se tornou um grande movimento no cenário do basquete baiano. “É com grande orgulho que a sociedade vibra com a nossa conquista de enviar duas equipes — as categorias Sub-16 e Sub-19 — para representar a Bahia. Nossos times são compostos por meninos de diversas realidades financeiras: baixa renda, classe média e classe alta, algo que é fundamental, pois eles aprendem a lidar com as diferenças e as adversidades juntos”, destaca.
A jornada até a Copa Sul-Americana incluiu uma seletiva com mais de 100 jovens, dos quais 22 foram selecionados para integrar as equipes que representarão a Bahia. Estes atletas, provenientes de diversas localidades do estado, têm treinado para a competição. A Copa Sul-Americana reúne 110 equipes em 112 categorias, com 395 jogos previstos, e é vista como uma oportunidade para as equipes ganharem experiência e ritmo de jogo, além de servir como uma vitrine para revelar novos talentos do basquete.
Para Barcelos, a participação do Bulldogs transcende o esporte. “Nosso propósito é preparar esses jovens para a vida em sociedade. Através do esporte, eles desenvolvem liderança, aprendem a trabalhar em equipe e a resolver problemas de última hora”, pontua. “Compartilhar desafios, comunicar-se, socializar e compreender o ponto de vista do outro são habilidades essenciais que eles adquirem, então o Bulldogs foi criado não apenas para a competição, o lazer ou a saúde, mas principalmente para formar cidadãos”, finaliza.
O projeto demonstra a capacidade do basquete de atuar como ferramenta de desenvolvimento social, promovendo a união de famílias e a diversidade entre os jovens participantes. Além da atividade física, a experiência de competir em um torneio de nível sul-americano contribui para a formação pessoal dos atletas.
A ida do Bulldogs à Copa Sul-Americana conta com o patrocínio da Sempre - Prefeitura de Salvador, Vip Ambiental, Ortobom, Governo do Estado da Bahia e Jr Produções. O evento é gratuito para o público que deseja assistir aos jogos, que também serão transmitido pelo YouTube no canal #SULATV.
Serviço
Bulldogs na Copa Sul-Americana de Basquete
Data: 20 a 26 de julho de 2025
Local:* Santa Rita do Sapucaí (Minas Gerais)
Saiba +
Bulldogs Esporte Clube
WhatsApp: 71 98820-0007
nstagram: @bulldogsesporteclube