Esporte

COPA DO NORDESTE: BAHIA VENCE O FORTALEZA E PEGA O CEARÁ NA SEMIFINAL

O Tricolor baiano foi superior na primeira etapa, criou mais ofensivamente e fez dois gols. Na segunda etapa, mais equilibrada, o Fortaleza tentou de tudo, diminuiu, mas o Bahia soube administrar a vantagem
ZedeJesusBarreto , da redação em Salvador | 10/07/2025 às 00:03
Bahia 2x1 Fortaleza
Foto: Rafael Rodrigues

 Num jogo disputado até o minuto final, duro e pegado, o Bahia venceu o Fortaleza na Fonte Nova (2 x 1), os gols baianos no primeiro tempo, e está nas semifinais do Nordestão, em busca de seu quinto título na competição. Confronta-se, agora, com o Ceará – que venceu o Sport Recife nos pênaltis – também na Fonte Nova.

 Foi um bom jogo, tenso por conta da rivalidade mas bom de ver. O Tricolor baiano foi superior na primeira etapa, criou mais ofensivamente e fez dois gols. Na segunda etapa, mais equilibrada, o Fortaleza tentou de tudo, diminuiu, mas o Bahia soube administrar a vantagem, não recuou, suportou bem a pressão e teve chances de ampliar. O torcedor vibrou no final, um triunfo significativo.

 No outro confronto, o Ceará bateu o Sport, na Ilha do Retiro, na cobrança de penalidade, depois de um empate sem gols no tempo normal. O Confiança, que tinha vencido o Vitória, vai enfrentar o CSA, que ganhou (2 x 1), em casa, o Ferroviário/CE.

*

 Os confrontos das semifinais:

 - Bahia x Ceará ; Confiança x CSA   

*

Na Fonte Nova

- Noite fria de quarta, lua gorda, a volta do Bahia a campo depois de 26 dias de folga e treinamentos por conta do Mundial de Clubes, quartas de final da Copa do Nordeste, o Nordestão, definindo semifinalistas. Arquibancadas com bom púbklico, o gramado recauchutado, tapete.

- Um clássico nordestino de tricolores de primeira divisão, rixa Bahia x Ceará, foco no título do Nordestão 2025. O Fortaleza é tri (tem 3 títulos), o Bahia é tetra (4), gigantes.

- O Bahia com seu uniforme tri-colorido; o Fortaleza de branco predominante.

*

Com bola rolando ...

- Cientes da fragilidade do árbitro, os jogadores começaram as canganchas e simulações bem cedo. Em três minutos, já empurra-empurra, faltas seguidas, cartões amarelos, soprador de apito sem autoridade. O Fortaleza começou em cima, com linhas avançadas, marcando no campo adversário, pegada agressiva. Um Bahia inicialmente contido, evoluindo na troca de passes, bola no chão. Muito nervosismo, de parte a parte, ritmo intenso.

- Jogadas de área, chance criadas, goleiros trabalhando. Aos 18’, Juba pegou de longe, na arriada, de canhota, a bola bateu na trave de J Ricardo, na melhor oportunidade até então; seria um golaço.  Aos 30’, Juba levantou falta na área cearense, a cabeçada  frontal de William José, defesaça de J Ricardo, a bola sobrou, novamente o goleiro, evitando o gol. O Bahia já era melhor, mais ofensivo, ganhando o meio de campo, chegando mais.

 - Aos 34’, Gilberto caiu na área cearense, pediu pênalti, o árbitro nem tchum pra ele. Mas o VAR chamou, o árbitro foi ver o vídeo, sob pressão dos jogadores. E marcou o pênalti, foi cercado pelos atletas do Fortaleza... uma zona, quase 5 minutos de paralização.

 - Gol! 1 x 0 Bahia, William José. Bateu rasteiro, no cantinho, o goleiro foi nela mas não chegou. Aos 40min.

O ‘Lions’ do Ceará foi cima, encarou, tentou por pressão, alçando bolas na área baiana em sequência. Sete minutos de acréscimos. Os cearenses acelerando, os donos da casa cadenciando. Aos 49’, numa arrancada de Marinho, a zaga baiana desarrumada, defesaça de Marcos Felipe, evitando o empate.

- Gol! 2 x 0 Bahia, aos 51 minutos, num frangaço do goleiro J Ricardo. Chute forte, da  intermediária, pelo alto, a bola escapou das  mãos de quiabo e entrou.

 

  O Bahia desceu pro vestiário com uma boa vantagem, 2 x 0, num jogo duro, corrido, contra um adversário aguerrido e perigoso.  Nada definido. O Bahia teve mais a bola, atuou mais tempo no campo inimigo, criou mais oportunidades de gol. Era só fazer uma segunda etapa sem recuar, sem vacilos defensivos ou erros de passe, marcar bem  e fustigar na frente, mantendo seu padrão. Ao Fortaleza restava atacar.  

 

 Segundo ato -  O Fortaleza voltou à toda, forçando as jogadas mas o Bahia atento, sem deixar cair o ritmo. Aos 9min, bola alçada na área do Fortaleza, toque no braço de mancha, o árbitro apitou o pênalti, mas foi chamado pelo Var, foi ver o vídeo... e anulou a marcação, interpretou como não intencional, para reclamação de Rogério Ceni e os tricolores baianos - o zagueiro desviou a bola com o braço.

 - O Bahia continuava bem, administrando a vantagem, atacando. Breno Lopes e Deyverson no Fortaleza, mais atacantes no Fortaleza – o treinador Vodjvoda lençou o time inteiro à frente. Ceni respondeu com Acevedo, Tiago e Kayky (saíram Caio Alexandre, William e Ademir)  ,      

 - Gol! 2 x 1 Fortaleza, aos 23’. Bola mal resolvida pela defesa, David Duarte rebateu fraco, pra meia lua, Mateus Pereira  agradeceu e bateu colocado; Marcos Felipe não esperava, saltou tarde. O Fortaleza entrava de novo no jogo, o Lions estava vivo. E iria pra cima, tentar de tudo.

 - Aos 28’, Michel Araujo no lugar de Everton Ribeiro. Jogo franco, aberto, lá e cá, bem equilibrado. Aos 33’, Marinho bateu falta da intermediária, forte, pelo alto, Marcos Felipe espalmou.  Calebe e Pikachu em campo, o Lions foi pro tudo ou nada. O tempo passando (40min) o nervosismo batendo. Aos 41’, Juba bateu falta frontal, por cima. Aos 42, Kayky, dentro da área, limpo, bateu por cima, desperdiçando boa chance de matar o jogo. Final brigado. O árbitro acrescentou seis minutos aos 45 normais. O Bahia já fechadinho atrás, os cearenses alçando bolas na área baiana, escanteios. Final dramático. Deu Bahia !  

 Destaques – Gilberto, Juba, Jean Lucas, Everton Ribeiro ... os melhores.  

*

Ficha técnica

- O Bahia escalado por Rogério Ceni: Marcos Felipe, Gilberto, David Duarte, Ramos Mingo e Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro; Ademir, William José e Pulga. (Acevedo, Tiago, Kayky, Michel Araújo, Lucho Rodriguez)

- O Fortaleza do técnico Vodjvoda: J. Ricardo, Britez, Kuscevic, Mancha; Martinez, Sacha, Mateus Pereira, Diogo Barbosa; Marinho, Lucero (Deyverson, Breno Lopes, Pikachu, Rodrigo e Calebe) . 

- Arbitragem do Piauí, com Antonio Dib Moraes no apito.

*

 O Bahia volta a campo no sábado à noite, na Fonte Nova, para enfrentar o Atlético Mineiro, na retomada do Brasileirão.


**

 Outros jogos do Nordestão/ quartas de final:

- Vitória 0 x 1 Confiança; CSA 2 x 1 Ferroviário; Sport Recife 0 x 0 Ceará (Ceará venceu na cobrança de pênaltis) .

**

  Leão de técnico novo

  Depois da inesperada derrota para o Confiança, no Barradão, a direção do Vitória decidiu demitir o treinador Carpini e anunciou a contratação de Fabio Carille, que já deve acompanhar a equipe no jogo de sábado, contra o Internacional, em Porto Alegre. As duas equipes estão na boca da zona de degola.

 

**