Esporte

COPA DO BRASIL: BAHIA GOLEIA PAYSSANDU 4X0 E CLASSIFICA PARA OITAVAS

- O próximo jogo do Bahia é contra o Grêmio, pelo Brasileirão, domingo, em Porto Alegre.
ZedeJesusBarreto , Salvador | 21/05/2025 às 22:08
Bahia 4x0 Payssandu
Foto: Leticia Martins

  Com goleada (4 x 0) e uma boa exibição, o Bahia atropelou o Payssandu de Belém do Pará na Fonte Nova e está classificado paras as oitavas de final da Copa do Brasil. Mesmo com uma equipe alternativa, o Tricolor foi absoluto. Fez um primeiro tempo envolvente, marcou 3 x 0 com dois gols do centroavante William José, e administrou bem a vantagem na segunda etapa, dando oportunidade e minutos de jogo para alguns garotos da base – Kauã, Freddi, Ruan Pablo, Tiago... – e, ao mesmo tempo,  vendo o crescimento de outros atletas, tidos como reservas – como Nestor, Kayky, Michel Araújo, Acevêdo -, prontos para a titularidade, se necessário. Goleada sempre levanta o astral da equipe e da torcida.    

**

Na Fonte Nova

- Em jogo a classificação para a fase seguinte (oitavas de final), mata-mata, da competição. O Tricolor venceu o primeiro embate, em Belém (1 x 0), e jogaria por um simples empate para seguir adiante. Depois da vitória no clássico (Ba 2 x1 Vi) domingo, na Fonte Nova, o Tricolor em campo com um time bem mesclado, até por conta dos dois jogos na sequência – contra Grêmio, pelo Brasileiro, e contra o Internacional, pela Libertadores -, ambos no Rio Grande do Sul. O jogo do ano para o Payssandu do Pará, na Fonte.

- Noite de terça sem chuvas, temperatura amena, relvado mastigado, arquibancadas com bom público (cerca de 30 mil presentes)

   O Bahia com seu uniforme dois – camisetas em listras em azul&vermelho, calções azuis. O time visitante, do Pará, todo de branco.    

*

Com bola rolando ...

- Mal começou, o Bahia no tic-toc, trama no chão, sem o adversário tocar na bola ...

- Gol! 1 x 0 Bahia, aos 3 min, Michel Araujo, completando de frente o passe de fundo de Kayky, da direita.

 O Tricolor continuou predominante, dono da bola e quase ampliou aos 7min. Aos 12min, numa cobrança de falta alçada na área tricolor, a defesa não resolveu e quase Benitez empatou, a bola raspou o rodapé de Marcos Felipe – que a essa altura já tinha cometido dois erros, uma saída erra da cabeça e uma bola passada para o adversário. Duas chances de o Payssandu empatar. Aos 15’, Wiliam José perdeu, cara a cara, chutou no corpo do goleiro.  Os paraenses foram pra cima, ao tudo ou nada (levavam no placar agregado, 2 x 0), precisavam arriscar. Bem jogado.

 -  Aos 26’, chute de longe de Freddi, por cima. Nova boa trama, troca de passe do tricolor e ...

 - Gol! 2 x 0 Bahia, aos 32’. Jean Lucas, Kayky, cruzamento de fundo, da direita e William José só escorou na pequena área, ampliando.

O Bahia valorizando a posse de bola, tocando, rodando, controlando as ações, sem correr riscos. Nos acréscimos...

- Gol! 3 x 0, aos 47’. William José, deslocando o goleiro com um toque bonito, após um chute de Jean Lucas que desviou na zaga; na sobra... o artilheiro ampliou.

 

 O placar retratava bem a superioridade técnica, coletiva e individual, do Tricolor. Praticamente garantida a classificação. O time paraense até correu, brigou, mas só chegou com algum perigo em duas falhas/entregadas defensivas nossas. Com a bola no pé, um Bahia envolvente. Muito bem Kayky, Jean Lucas, Michel Araújo, Acevedo...  

 

Segunda etapa: -  Ceni, no intervalo, tirou Mingo (poupado) e colocou o garoto Kauã na lateral direita, deslocando Freddi para a quarta-zaga, sua verdadeira posição. Duas substituições no Payssandu, pra cima!.

 - Aos 5’, Marcelinho penetrou em velocidade na defesa tricolor, driblou Marcos Felipe mas adiantou demais a bola, perdeu a chance. Um recomeço mais aberto, equilibrado. Os paraenses na correria, na vontade, linhas mais avançadas, e o Bahia amansando o ritmo, administrando a vantagem. Aos 13’, Jean Lucas arriscou de longe, fora do alvo. Aos 14’, cabeçada de Nicolas nas mãos de Marcos Felipe.

- Gol! 4 x 0, Nestor, aos 20min. Chute seco, cruzado e rasteiro no canto, ampliando, pintando a goleada.

  Depois do gol, Ceni lançou Tiago, Ruan Pablo e Lucho (saíram William, Kayky e M Araujo). Sangue novo. O Payssandu já entregue. O Bahia em cima, a meninada querendo aparecer. Aos 30’, Ruan Pablo, fechando da direita, bateu firme, o goleiro Mateus salvou. Aos 32’, Marcelinho entrou em velocidade, ficou de cara e chutou pra fora. Aos 38’, novamente Marcelinho, Marcos Felipe catou.

- Aos 40’, duas tentativa – Lucho e Nestor, a zaga safou em cima da linha, o goleiro trabalhou. Na volta, Nicolas parou em Marcos Felipe.  Aos 45’, Lucho fez bela jogada individual pela direita e tentou um lençol no goleiro, errou por pouco.

*

Destaques        

- Acevedo, Jean Lucas, Kayky, Michel Araújo, Nestor, William José...    

*

Ficha Técnica

- O Bahia escalado por Rogério Ceni: Marcos Felipe, Freddi, Gabriel Xavier, Ramos Mingo e Iago Borduchi; Acevedo, Jean Lucas, Nestor, Michel Araujo; Kayky e William José. (Kauã, Lucho, Tiago, Ruan Pablo e Éverton Ribeiro)

- O Payssandu do técnico Luizinho Lopes: Matheus, Edilson, Luan, Maurício e PK; André Lima, Leandro Vilela, Mateus Vargas e Bryan; Reverso e Benitez. (Nicolas, Cavaleri, Marcelinho, Lucas)

- No apito, João Vitor Gobi/SP.

 

*

 - O próximo jogo do Bahia é contra o Grêmio, pelo Brasileirão, domingo, em Porto Alegre.