Esporte

BAHIA VENCE BOTAFOGO NO RIO; DIVIDE LIDERANÇA BRASILEIRO COM 10 PONTOS

Um começou de campeonato muito bom para o Bahia
ZedeJesusBarreto ,  Salvador | 05/05/2024 às 20:51
Botafogo 1x2 Bahia
Foto: Vitor Silva, Botafogo
 Um excelente triunfo (2 x 1) contra o Botafogo, no Engenhão, e o Bahia termina a quinta rodada no topo da tabela de classificação, com 10 pontos, dividindo a liderança com o Athlético Paranaense. Um início de Série A, em 2024, como não lembro, o time jogando bem, vencendo e disputando as primeiras colocações. Quatro triunfos seguidos. Um resultado a ser comemorado, até porque foi contra o Botafogo, que estava na ponta, invicto há 5 jogos e jogava em casa com o apoio de sua torcida.

*

  Já no Barradão, com o gramado encharcado e um jogador expulso logo no começo, o Vitória perdeu para o São Paulo (1 x 3), há 7 jogos não vence e, com apenas um ponto ganho na séria A, está entre os últimos na tabela de classificação. O torcedor já se manifestou vaiando e cobrando no final. Sinal de alerta piscando.

**

No Engenhão/Nilton Santos/RJ

- Noite domingueira de outono, sem chuvas, torcida alvi-negra fazendo festa e barulho, Botafogo invicto e na ponta da tabela, em casa, gramado liso, sintético.

O time carioca com seu uniforme tradicional em listras alvi-negras; o tricolor baiano de branco.

Com bola rolando ...

- Com bola no chão, o Botafogo começou impondo ritmo, velocidade, pressão, e aos 7min chegou a finalizar, após troca de passes envolvendo a marcação de Kanu e Juba, mas Luis Henrique estava impedido, o gol não valeu. O Bahia, aos poucos, foi entrando no jogo, ao estilo Ceni, trabalhando as jogadas no meio-campo. Poucas faltas, o jogo fluindo bem, equilibrado.

- Aos 19’, num contragolpe rápido, Árias ficou de frente pro gol e desperdiçou boa chance de abrir o placar. Aos 21’, Everto Ribeiro arriscou de longe, nas mãos do goleiro. Aos 23’, ótima jogada individual de Junior Santos, livrando-se da marcação, o chute rasteiro foi nas mãos de Marcos Felipe. Aos 24’, Savarino impedido bateu cruzado, por cima.

  - Aos 37’, Everaldo cabeceou na pequena área, livre, a queima-roupa, cruzamento de Árias, defesa milagrosa de John, de tapa, em cima da linha. Aos 42, após cobrança de falta de Juba, alçada da esquerda, a sobra ficou com Árias, bateu firme, deu goleiro.

Olhe o VAR!   O chute de àrias desviou no braço do zagueiro, o árbitro foi ao vídeo e marcou o pênalti.

-  Gol! 1 x 0 Bahia, Everaldo bateu pelo alto, forte, sem defesa, abrindo o placar. Aos 47 minutos.

   Uma primeira etapa bem jogada, parelha, mas o Bahia finalizou mais e foi feliz, favorecido com um pênalti (claro) no final. Desceu pros vestiários em vantagem e mostrou bom futebol, mas nada estava definido; mais 45 minutos a jogar, contra um adversário bem qualificado e em casa.

   Segunda etapa – Logo no recomeço, um lançamento longo para a direita, Damian   entrou livre nas costas de Juba e finalizou. Gol? O bandeira viu impedimento, o VAR foi checado e o gol foi anulado, o atacante estava adiantado. O time da ‘estrela solitária’ voltou da merenda com vontade, avançado, buscando o empate, marcando alto. Um Bahia mais postado no campo defensivo, talvez precisando de alguém na frente com mais velocidade, pronto para o contragolpe.

- Ceni pôs Rezende no lugar de Everton Ribeiro (exausto) e Ademir substituindo Everaldo, sentindo dores na coxa. No Bota, entrou o rodado Romero, saiu Luis Henrique. O Botafogo era melhor, então, ganhou o meio de campo e o Tricolor não conseguia sair de trás. Aos 15’, um contragolpe perigoso dos cariocas. Aos 17’, Marcos Felipe salvou. Daí...

 - Gol! 1 x 1, Jeffinho, aos 18 minutos. No bate-rebate, a defensiva do Bahia não  resolveu, a bola espirrou e caiu nos pés de Jeffinho que bateu de cara, seco, no canto, empatando.

  Aos 23’, Cuibano desperdiçou a chance de desempatar, cara a cara, livre, o goleiro Marcos Felipe já na rua. Por volta dos 25 o Bahia respirou um pouco, voltou a trocar passes, mas ainda sem incomodar na frente. Aos 26’, saiu Caio Alexandre, entrou Carlos de Pena.  Aos 32’, Biel e Ratão em campo, saíram Thaciano e Cauly, que correram muito. Aos 39’, Biel arriscou de fora, por cima.

- Gol!  2 x 1 Bahia, Ratão, driblando o goleiro, aproveitando ótimo lançamento de De Pena. Aos 42 minutos.

 Com a vantagem, o Tricolor recuou inteiro, fechou-se. O Botafogo foi pro tudo ou nada. O árbitro acrescentou 7 minutos. Deu Bahia!

 Destaques:      

  - Outra grande jornada de Árias, o miolo de zaga deu conta, Jean Lucas incansável, De Pena entrou bem e fez o lançamento para o belo gol de Ratão.   

  
*

Ficha Técnica

- Botafogo do técnico Artur Jorge: John, Damian Suarez (Barboza), Halter, Bastos e Hugo (Cuiabano); Danilo Barbosa (Gregore), Marlon Freitas; Jeffinho (Diego Hernandez), Savarino e Luís Henrique (Oscar Romero); Junior Santos.

- O Bahia escalado por Rogério Ceni: Marcos Felipe, Arias, Gabriel Xavier, Kanu e Juba; Caio Alexandre (De Pena), Jean Lucas, Everton Ribeiro (Rezende), Cauly (Biel) e Thaciano (Ratão); Everaldo (Ademir).

 - Arbitragem gaúcha, com Rafael Rodrigo Klein no apito, e VAR de Minas Gerais (Rodolfo Toski).

*

 - O próximo jogo do Bahia é no dia 12, na Fonte Nova, contra o RBBragantino.


Outros jogos da rodada 5

- Fluminense 2 x 2 AtléticoMG; Bragantino 1 x 1 Flamengo; Corínthians 0 x 0 Fortaleza;

  Athlético PR 1 x 0 Vasco; Cuiabá 0 x 2 Palmeiras.

 

*

- Como consequência da tragédia que se abateu no Rio Grande do Sul, por conta dos temporais e das enchentes, três jogos foram adiados:

 - Grêmio x Criciúma; Cruzeiro x Internacional; Juventude x Atlético GO.

 Os campos de treinamento dos times gaúchos foram e estão alagados; o estádio Beira Rio e a Arena do Grêmio com gramados inundados.

 

 Nossa solidariedade ao povo gaúcho.