Esporte

PEDALA TOUR REÚNE MAIS DE 1,7 MIL CICLISTAS EM SIMÕES FILHO

Considerado um dos maiores passeios ciclísticos do país, evento foi realizado na Praça Ernesto Simões na manhã do último domingo (10)
Síntese Comunicação Integrada , Salvador | 11/12/2023 às 19:59
Pedala Tour
Foto: Divulgação Fábrica SEC

Mais de 1,7 mil ciclistas tomaram as ruas e avenidas de Simões Filho (BA) na manhã do último domingo (10), durante a realização da primeira edição do Pedala Tour na cidade. Considerado um dos maiores passeios ciclísticos do país, o evento reuniu pessoas de todas as idades, vindas de diferentes cidades da região. 

 

Guiado por um trio elétrico, o grupo formado por amantes das bikes agitou a cidade em um trajeto de cinco quilômetros, com saída e chegada da Praça Ernesto Simões.

 

A técnica em nutrição, Isis Falcão, saiu de Salvador acompanhada de aproximadamente 60 pessoas do grupo de pedal Vamos de Bike por Salvador. “Nós amamos tudo no passeio: a excelente organização, a entrega dos kits, o trio elétrico. Foi ótimo ter participado. Espero que tenham muitos outros aqui na nossa região. Foi incrível”, disse.

 

Ao lado de Isis, estava também a pequena ciclista Ayla Coutinho, de apenas 10 anos. “Comecei a pedalar há uns dois meses e estou amando muito. Minha mãe sempre pedalou e eu tinha muita vontade de acompanhar. Acho incrível. Também adorei o passeio, amei ganhar o kit, o trio, e o sorteio das bicicletas, foi tudo muito legal”, afirmou. 

 

A concentração teve início às 6h na Arena Pedala. O espaço contou tendas de hidratação com água, frutas e isotônicos, retirada dos kits, check-up, posto médico com ambulâncias de plantão, bicicletaria, guarda-volumes e banheiros químicos. Às 8h15, todos foram convidados a participar de uma aula coletiva de alongamento. A largada aconteceu pontualmente, às 8h30.

 

Durante todo o trajeto, os participantes foram acompanhados por ciclistas guias. 

 

Saúde


No espaço check-up, os participantes puderam usufruir de serviços de saúde gratuitos como aferição de pressão e glicemia, avaliação física com teste de bioimpedância e quick massages (massagens de curta duração). Ao todo, cerca de 250 pessoas passaram por atendimento. 

 

Na bicicletaria, foram realizados mais de 200 atendimentos para calibragem de pneu, ajustes de freios, ajustes de marchas e altura de selim, montagem de bicicletas novas, além de consertos de câmaras furadas e outros serviços.

 

Todos os inscritos foram presenteados com um kit com camiseta, squeeze, ‘sacochila’, boné e um livreto com informações sobre educação no trânsito.

 

Ganhadores


Ao final do evento, duas bikes foram sorteadas entre os participantes. O primeiro ganhador foi o motorista Jefferson da Silva Santana, de 45 anos. Morador de Camaçari, Jefferson contou que a nova bike vai impulsioná-lo a pedalar ainda mais.

 

A ganhadora da segunda bicicleta foi a profissional autônoma Giuvana Gonçalves de Oliveira, de 50 anos. “Além de pedalar por esporte, eu também uso como meio de transporte porque vou para o trabalho todos os dias de bicicleta. Então, vai ser ótimo ter uma nova. Estou muito feliz”, afirmou.

 

Realização


O Pedala Tour é uma realização da Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura, por meio da Secretaria Nacional do Esporte, Ministério do Esporte e Governo Federal. O evento conta com patrocínio da Ypê e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Simões Filho.

 

Bruno Wellington, presidente da Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura, conta que o principal objetivo do Pedala Tour é promover a prática de atividades físicas e a adoção de hábitos saudáveis, com foco na melhoria da qualidade de vida da população. “Queremos promover saúde, união e lazer, além de conscientizar a população sobre o uso da bicicleta como um meio de transporte sustentável. Aproveitamos para agradecer todas as pessoas que saíram cedo de casa para participar do passeio. Foi um evento especial, com um público participativo, animado, que respeitou todas as regras. Foi realmente uma manhã muito especial”. 

 

Em 2023, além de Simões Filho (BA), o Pedala já passou pelas cidades de Florianópolis (SC), Salto (SP), Anápolis (GO), Catalão (GO), Amparo (SP), Sorocaba (SP) e Goiânia (GO), totalizando uma mobilização de mais de 13 mil pessoas pelo país.