Esporte

BAHIA PERDE DE VIRADA PARA O LANTERNA E FICA A UM PASSO DA SÉRIE B

ZédeJesusBarrêto comenta que decisão fica para quarta na Arena Fonte Nova contra Huck e Paulinho
ZedeJesusBarreto , Salvador | 03/12/2023 às 20:34
América Mineiro 3x2 Bahia
Foto: Felipe Oliveira
    Um time apático, inapetente e incompetente, eis o resumo de derrota do Bahia por

3 x 2 diante do América MG, o lanterna da competição, que vinha há 15 jogos sem um triunfo. Pois o Coelho de Minas venceu, de virada, fez três gols, mereceu, correu mais.

  O primeiro tempo do Bahia foi vergonhoso, um time sem fibra, sem pernas e sem vontade em campo, frouxo na marcação, a defesa e o goleiro entregando, como sempre. No segundo tempo, mesmo sem nenhum esquema tático ou estratégia de jogo, no corre-corre, feito um baba de rua, o time até foi pra cima ... mas abusou de perder gols, esbarrou na própria incompetência. Daí...

    A despeito de os concorrentes diretos – Vasco e Santos – terem perdido suas partidas, o Bahia dorme e vai para o sacrifício da rodada derradeira na zona de rebaixamento, com os mesmos 41 pontinhos. O Tricolor está com  a corda no pescoço, justa, os dois pés já na cova, à espera de mais um tombo, apenas. Degola.  

 Um elenco desqualificado, mal montado, atletas sem afinidades com a camisa, um treinador que, parece, perdeu o respeito dos jogadores (aquela cena do final do jogo contra o São Paulo, no gramado, dando esporro público nos jogadores foi a conta), e uma história entregue às baratas. Para esse Bahia City que estamos vendo, a segundona é logo ali.

  Resumo da ópera: na próxima quarta-feira temos de vencer o Galo Mineiro, hoje vice-líder da competição, com um ataque poderoso, e, por cima, torcer para Vasco e Santos perderem na rodada derradeira. Tem quem acredite... ainda.  

*

 Classificação

- Palmeiras (59 pontos); Atlético MG (66); Flamengo (66); Botafogo (63); Grêmio (65);

  RBBragantino(62); Fluminense (56); AthléticoPR (56); Internacional (52); Fortaleza (51) São Paulo (50); Cuiabá (48); Corínthians (47) // Cruzeiro (45); Santos (43); Vasco (42); Bahia (41) // já desclassificados para a Segundona 2024 : Goiás, Coritiba e América Mineiro.

*

Outros Jogos da rodada 37ª

 - Corínthians 1 x 2 Internacional; Atlético MG 2 x 1 São Paulo;

   Palmeiras 1 x 0 Fluminense; Flamengo 2 x 0 Cuiabá; Botafogo 0 x 0 Cruzeiro;

   Grêmio 1 x 0 Vasco; Athlético PR 3 x 0 Santos; Fortaleza 1 x 0 Goiás;

   RB Bragantino 1 x 0 Coritiba.   

*

 Em Belo Horizonte

- Penúltima rodada, jogo mais que decisivo para os baianos, precisando vencer para ainda brigar com alguma chance de permanecer na Série A/2024; os mineiros, já desclassificados, há mais de dois meses sem vencer, cumprindo tabela, turbinados pelos concorrentes do Tricolor – Vasco, Santos, Cruzeiro... que jogavam no mesmo horário.

 - Dia já escurecido, 25 graus, pouco público nas arquibancadas do estádio Independência (torcida baiana presente), bom gramado. O ‘Coelho’ mineiro com sua vistosa camiseta em verde e preto, listrada, calções pretos; O Bahia com seu uniforme padrão ’City’ – camisetas em azul bebê, calções brancos.  

*

Com bola rolando ...

- O Bahia postado inicialmente num 3-5-2, Rezende fazendo zaga pelo lado esquerdo e liberando Juba, de ala. Mas foi o time de casa que pôs ritmo, mais agudo, chegando com mais velocidade, pegando, arriscando. Os baianos mais cautelosos, trocando mais passes, tímido, sem ganas.

 - Só aos 20’ o Bahia chegou, numa cobrança de escanteio pela direita, bola alçada e Kanu cabeceou de frente, pra baixo, para uma providencial defesa de Jori, rebatendo no susto, no reflexo; a sobra não deu em nada. Aos 22’, Thaciano penetrou pela direita e bateu forte cruzado, acertando a trave mineira. Aos 23’, Biel recebeu na área, dominou no peito e o zagueiro meteu a mão na bola. O árbitro, em cima, marcou o pênalti.

 - Gol! 1 x 0 Bahia, Everaldo cobrou com classe, deslocando o goleiro, abriu o placar, aos 25 minutos.

 Levou pouco tempo, o time baiano cochilando...

- Gol! 1 x 1 América, aos 29’. Escanteio, bola alçada, o zagueiro Ricardo subiu mais que Gilberto, na pequena área e testou. Defesa mal posicionada, goleiro plantado, mais um gol de cabeça, bolas altas, problema crônico, sem solução.

- Gol 2 x 1 América, aos 37’. O Tricolor na mereisa, daí... Renato Marques, sem marcação, bateu de longe, rasteiro, o goleirinho mal colocado, aceitou. Virada.

  Aos 39’, Thaciano tentou de fora, errou o alvo. Aos 44’ Everaldo chutou da intermediária nas mãos do goleiro.

  Uma primeira etapa infame. Um time sem alma, sem pegada, sem vontade, passeado em campo. Um ataque que pouco incomodou, meio campo marcando frouxo e uma defesa que sempre entrega. Uma péssima jornada do time de Ceni, aceitando a degola, entregando, jogando a toalha, uma vergonha.  O Coelho mereceu o placar, desceu pra merenda com 2 x 1.

*

 Fica a pergunta: - terá sido a resposta dos atletas em campo ao esporro e vexame público de Rogério Ceni, no gramado da Fonte, depois do 1 x 0 contra o São Paulo?  

*

 Mal começou o segundo tempo... Ademir em campo, saiu Vito Hugo, que, aliás, nem deveria ter entrado.

 Gol! 3 x 1 América, logo aos 2 minutos, bola larga cruzada da direita, a defesa parou, o goleiro não saiu e Renato Marques apareceu livre na pequena área, para escorar e ampliar.

 O Coelho se encolheu, atrás, e o Bahia foi pra cima, ao tudo ou nada.  Correndo mais, atabalhoadamente, diga-se.

 - Gol! 3 x 2 Ademir, aos 12 minutos. Recebeu em profundidade pela direita, ganhou velocidade, encarou o goleiro e bateu enviesado; o zagueiro ainda tentou tirar, não conseguiu.

Olhe o VAR!

 Aos 15’, Biel recebeu em profundidade pela esquerda e foi derrubado (dentro ou fora da área?). O árbitro marcou pênalti, mas o VAR chamou, mostrou imagens de falta, fora da área, e o faltoso, Matheus Henrique, foi expulso. O Bahia com um a mais em campo, pois. Mas, nem assim...

 - Falta cobrada, levantada, a sobra ficou pra Kanu, livre, da meia-lua, o chute saiu forte, rasteiro, raspando o poste, aos 20 min. Aos 21’ Ademir perdeu, livre na pequena área, escorando pra fora um cruzamento da direita. Aos 23’, quase Everaldo, o mineiro, ampliou, não achou a bola, ele e o goleiro.

  O jogo ficou aberto, perigoso e tenso, lá e cá.  Ao Bahia cabia atacar e atacar... O Coelho recuado, se defendendo e apostando num contragolpe, a defesa baiana exposta. E vieram os gols perdidos, as chances desperdiçadas.

- Aos 28’, Juba cobrou escanteio da esquerda, Gilberto livre cabeceou pra fora. Aos 28’, Cauly achou Biel livre na área, pela esquerda; o chute saiu forte, cruzado, pra fora – chance clara. Aos 31’, novamente Biel penetrou pela esquerda, cruzou rasteiro e Ademir, sem marcação na pequena área, escorou pra fora – outro gol incrível perdido. Aos 38’, cruzamento de Ademir, no chão, o zagueiro salvou quase na linha fatal. No escanteio cobrado, Ademir, de cabeça, na pequena área, testou pra fora.

 O Bahia inteiro na frente, na pressão, um baba! Aos 45’, David Duarte testou livre uma bola levantada de escanteio da direita, por cima. O Árbitro acrescentou 6 minutos. Um drama. Aos 50’, Jacaré tentou de longe, o goleiro espalmou no rodapé, a escanteio. E foi só.

 Depois de 15 jogos sem ganhar, o América MG venceu o Bahia, um time com cara de   rebaixado.

*

Destaques ?

  Dois tempos do Bahia. Um primeiro apático, vergonhoso. Um segundo tempo até mais brigado porém a equipe abusou de perder gols. Icompetência.

*

Ficha técnica

- América MG: Jori, Marlon, Julio Cesar, Ricardo Potiguar (Eder), Matheus Henrique; Lucas Kal, Juninho, Rodriguinho e Marlon; Everaldo e Renato Marques. (Adison, Daniel Borges) Técnico, Diogo Giacomini.

- Bahia escalado por Rogério Ceni: Marcos Felipe, Gilberto, Kanu (David Duarte), Vitor Hugo(Ademir) e Juba; Acevedo, Rezende, Thaciano (Mingotti) e Cauly; Everaldo e Biel (Jacaré).

- Arbitragem:  Marcelo de Lima Henrique/CE.

 *

  Rodada final, Bahia x Atlético Mineiro, quarta-feira na Fonte Nova. Caldeirão. O Vasco joga em casa, no São Januário lotado, contra o RBBragantino.