Esporte

CIRCUITO BAIANO DE SURF ENCERRA 2023 COM RETORNO À ITACAREZINHO

Depois de um longo intervalo, a Praia do Itacarezinho relembrou a todos porque é um grande palco para a prática do surf
FBSurf , Itacaré | 27/11/2023 às 19:29
Longboard Masculino
Foto: Fabriciano Jr.

Um cenário de beleza surreal e altas ondas marcaram a etapa final do Campeonato Baiano de Surf neste final de semana. Depois de passar pela Praia do Forte, Belmonte, Arraial d’Ajuda, Porto Seguro, Ilhéus e Salvador, chegou a vez de Itacaré receber mais uma etapa do circuito de 2023. Entre os dias 24 e 26 de novembro, a Praia de Itacarezinho recebeu atletas de cinco modalidades, incluindo o Handsurf, Bodyboard e OC-4 Surf - que estrearam este ano no ranking da Federação Baiana de Surf.

Depois de um dia de muito sol e ondas tímidas, no sábado, a Praia de Itacarezinho mostrou toda a sua potência nas grandes finais do domingo. Cerca de 60 atletas, de nove cidades da Bahia e Alagoas, se distribuíram entre as categorias de Surf Master (+35), Kahuna (+45) e Legend (+55); Longboard Open, Master e Feminino; Bobyboard Open e Feminino; Handsurf e OC-4 Surf, que é o surf praticado em canoas havaianas.

As baterias finais foram disputadas onda a onda, com algumas viradas de pontuação nos instantes finais. Mais uma vez, a categoria Legend foi uma das mais aclamadas, com grandes nomes da história do surf baiano disputando e inspirando as novas gerações.

O longboard feminino também marcou presença, incluindo a disputa de mãe e filha, Julieta Montero e Manuelle, de 9 anos, na mesma bateria.

A etapa da Praia do Itacarezinho manteve as premiações em dinheiro para as categorias Master e Longboard, além de blocos de pranchas. Os campeões do bodyboard e handsurf receberam pranchas e acessórios e todos os atletas receberam kits da FBSurf, além de troféus ou medalhas. O circuito valeu pontos para o ranking anual da FBSurf, que dá direito aos atletas a pleitear auxílios como o Bolsa Atleta.

Um ano de sucesso para a FBSurf


Com o encerramento do Campeonato Baiano, a FBSurf celebra um ano de muitas conquistas. Ter realizado um campeonato com oito etapas, distribuídas entre o Litoral Norte, o Extremo Sul e o Sul da Bahia, incluindo uma etapa na capital Salvador, é uma grande conquista, resultado do esforço da entidade.

A Bahia também se destacou em competições nacionais e internacionais. Sua equipe de base (Sub 08 a Sub 18) participou de todas as etapas do Campeonato Brasileiro, sendo a equipe nordestina melhor colocada no ranking final, com o 5º lugar, e o título da atleta Maria Eduarda César como a campeã brasileira da categoria Sub 16.

No Parasurf, quem brilhou foi Dijackson Santos, também conhecido como Gato de Botas, que  sagrou-se Campeão Brasileiro e garantiu uma vaga no Mundial ISA de Parasurf na Califórnia (EUA). Dijackson Santos demonstrou toda a sua habilidade e conquistou o título internacional, colocando a Bahia no alto do pódio.

Este encerramento em Itacaré, com uma grande festa integrando diversas modalidades do surf, é a comemoração oportuna para um ano de realizações. O evento, organizado pela FBSURF (Federação Baiana de Surf), contou com a parceria do Governo do Estado da Bahia através da SUDESB (Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia), a ASI (Associação de Surf de Itacaré), Core Va’a Canoes, Prefeitura de Itacaré, Secretaria de Esporte e Juventude de Itacaré e Câmara de Vereadores de Itacaré, com homologação da CBSurf - Confederação Brasileira de Surf e apoio do Restaurante Itacarezinho e da Monster Energy Drinks.

Ranking final da Etapa Itacaré

Surf Master (+35)

1º - Wallace Sampaio

2º - Alanderson Martins

3º - Marcelo Alves

4º - Fernando Eloy

Surf Kahuna (+45)

1º - Jerônimo Bomfim

2º - Adriano Prado

3º - Marcelo Bacana

4º - Jr. Man

Surf Legend (+55)

1º - Gabriel Macedo

2º - Paulo Falcon

3º - Ewandro Balalai

4º - Pauletti

Longboard Open

1º - Luan Araújo

2º - Alanderson Martins

3º - Daniel Chaves

4º - Wanderson Santos

Longboard Master

1º - Daniel Chaves

2º - Alandreson Martins

3º - Jonas Santos

4º - Fernando Eloy

Longboard Feminino

1º - Lara Rodrigues

2º - Cecília Alves

3º - Julieta Montero

4º - Manuelle Montero

Handsurf

1º - Lucas Nelli

2º - Jonatas Lins

3º - Wellington Santos

4º - Delmivar

Bodyboard Open

1º - Lucas Santos

2º - Andre Borges

3º - Lucas Rodrigues

4º - Gabriel Santos

Bodyboard Feminino

1º - Talita Dias

2º - Thianda Mayrink

3º - Liz Bensabath

4º - Isabela Lobo

OC-4 Surf

1º - CPP Extreme Porto

2º - CPP Extreme Arraial

3º - CPP Jamaica